Óculos de realidade virtual HTC Vive deverão suportar o macOS em alguns meses

A onda da realidade virtual parece estar cada vez mais tomando força com a chegada de diversos headsets como o Oculus Rift, o PlayStation VR, o Gear VR, o HTC Vive, entre outros. Apesar disso, o próprio fundador do Oculus descartou a possibilidade de um Mac suportar o headset por este demandar especificações mais parrudas, o que deixou muitos usuários frustrados. Felizmente, o HTC Vive nadou para o lado oposto e deverá chegar logo ao macOS.

HTC Vive

O Vive é um headset de realidade virtual produzido pela HTC em conjunto à Valve — empresa responsável pelo Steam, um dos maiores serviços de distribuição de jogos digitais. Atualmente, os títulos disponíveis para a plataforma de RV do serviço, a chamada SteamVR, somente suportam Windows. Contudo, durante uma palestra para desenvolvedores, o executivo Joe Ludwig demonstrou o uso da plataforma no Linux e afirmou que chegará “em alguns meses” tanto para esse sistema quanto para o macOS, assim como contou o site Road to VR.

De acordo com Ludwig, a filosofia da empresa é que a RV deve ser uma iniciativa aberta, de forma que os usuários não tenham limitações de acordo com a plataforma usada. Por isso, o serviço também será suportado em outros sistemas. A notícia é ótima, mas mesmo quando isso acontecer haverá algumas limitações:

A grande maioria dos aplicativos que se integram ao SteamVR agora são processadas usando as APIs do Microsoft DirectX — estas, como é possível imaginar, são exclusivas para o Windows. Para que um jogo seja executado em um sistema operacional diferente do Windows, ele precisa suportar uma API gráfica como o OpenGL e seu sucessor Vulkan.

Mesmo com as limitações, esperamos que isso possibilite que mais pessoas experimentem desse mundo virtual. Mais do que isso, eu espero o dia em que poderei testar o HTC Vive e ver a GLaDOS gigantesca na minha frente no jogo para VR gratuito “The LAB” (jogadores de “Portal” entenderão — se você nunca jogou, aconselho a procurar tanto o 1 quanto o 2, pois são obras-primas 😝).

Há algum tempo, havia rumores de que a Apple estaria criando seu próprio headset de realidade virtual. Todavia, essa ideia foi descartada recentemente pelo surgimento de um rumor sobre uns óculos de realidade aumentada que funcionariam junto do iPhone. Como a Maçã já relatou várias vezes, RA é uma opção melhor pois possibilitaria a interação tanto com o mundo real quanto com o virtual.

[via AppleInsider]

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes