O melhor pedaço da Maçã.

Dropbox lança versão final do serviço de notas Paper em 21 idiomas, incluindo o português; recurso Smart Sync é anunciado

A Dropbox lançou hoje duas novas ferramentas que prometem aprimorar ainda mais a experiência de uso de um dos principais competidores do concorridíssimo mercado da nuvem (e que, penso que a maioria de nós há de concordar, dá voltas e voltas em torno do iCloud).

Publicidade

YouTube video

Uma delas é o Paper, do qual já falamos aqui algumas vezes e que estava em fase de testes há algum tempo. O serviço de anotação/processamento de texto colaborativo rival do Documentos Google finalmente ganhou a sua versão final e já está disponível oficialmente em 21 idiomas1Na web, os novos idiomas chegarão em breve aos apps móveis. — entre eles, o nosso querido português do Brasil (nada de Portugal, ainda).

A parte mais interessante do Paper é a possibilidade de conectar-se totalmente à robusta estrutura em nuvem do Dropbox, permitindo colaborações em tempo real sem grandes complicações. Além disso, a empresa também já planeja os próximos passos da ferramenta, como um novo recurso (ainda em beta) que divide automaticamente os documentos salvos no Paper em “Projetos”. A partir daí, o usuário pode visualizar e filtrar os seus projetos da forma que preferir, bem como distribuir tarefas e atribuir datas-limite a outros participantes do trabalho.

Publicidade

YouTube video

A outra novidade interessante do dia é um recurso chamado Smart Sync, que permite que documentos salvos apenas na nuvem sejam acessados diretamente de um computador. Basicamente, o que acontece é a criação de uma pasta no sistema que mostra todos os arquivos salvos numa determinada conta do Dropbox (mesmo que estes arquivos não estejam sincronizados com o computador em questão). Ao clicar num arquivo para editá-lo, ele é instantaneamente baixado e aberto. Quando as mudanças são concluídas, o software salva o arquivo alterado e o exclui da memória local, mantendo-o apenas na nuvem, como antes.

A ideia por trás do Smart Sync (que também já existia em beta há algum tempo sob o nome de Dropbox Infinite) é dispensar os usuários do trabalho de ter que ficar o tempo todo baixando e reenviando arquivos numa janela de navegador. O recurso funciona inclusive entre Macs e PCs indistintamente, para que você possa trabalhar sem problemas em qualquer plataforma. Resta saber apenas como ele se sairá com arquivos enormes — uma coisa é baixar rapidamente um documento de Word, outra é pegar um arquivo de vídeo de vários gigabytes. De qualquer forma, veremos o seu uso na prática.

Publicidade

O Smart Sync estará disponível em acesso inicial para os assinantes do Dropbox Business e dos planos empresariais; ainda não se sabe quando (ou se) o recurso chegará aos usuários “comuns” da plataforma.


Ícone do app Dropbox: Drive para Documentos
Dropbox: Drive para Documentos de Dropbox, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com o iMessage
Versão 370.2 (235.8 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Paper by Dropbox
Paper by Dropbox de Dropbox, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 262.2 (158 MB)
Requer o iOS 13.1 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

[via The Verge]

Notas de rodapé

  • 1
    Na web, os novos idiomas chegarão em breve aos apps móveis.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Pesquisa: período das festas de fim de ano marcou mais um declínio na fatia de mercado da Apple TV; iPhone manteve-se estável

Próx. Post

Monitor 5K criado pela LG em parceria com a Apple apresenta falha grave

Posts Relacionados