Monitor 5K criado pela LG em parceria com a Apple apresenta falha grave

Por um motivo desconhecido1, a Apple resolveu sair do mercado de monitores externos e se juntou à LG para “criar” um display a fim de ser utilizado com os novos MacBooks Pro (os únicos, até o momento2, equipados com Thunderbolt 3).

O anúncio foi feito inclusive no evento dos MacBooks Pro com Touch Bar, dando ainda mais peso ao acessório (na verdade, dois: um de 27 polegadas com 5K de resolução; e outro com 21 polegadas e 4K de resolução).

Mas o que é um lançamento da Apple sem polêmica, não é mesmo? Ainda que não seja propriamente da Maçã, já que se trata de um produto da LG. Enfim, vamos ao que interessa. Foi descoberta uma falha crítica no modelo de 27 polegadas (5K): quando está ao lado (cerca de 2 metros ou menos) de um roteador, o display simplesmente deixa de funcionar como deveria (piscando e/ou congelando diversas vezes); se o roteador estiver “colado” (bem próximo), a tela chega a ficar totalmente apagada até que esteja novamente a uma distância “segura”.

Monitor LG UltraFine 5K

Zac Hall, do 9to5Mac, adquiriu um desses. Ao reparar o problema3, Hall enviou um email para o suporte da LG simplesmente informando que o monitor funcionava em um cômodo da casa e em outro, não (sim, ele omitiu o detalhe da proximidade com o roteador de propósito para ver o que a LG falaria).

[…] Eu entendo a sua preocupação e a frustração que você sente agora. Neste caso, verifique se o monitor está próximo do roteador. Isso pode afetar o desempenho do monitor. Por favor, mantenha o monitor longe do roteador para que possamos isolar o problema. Se esse não for o caso, forneça informações para que possamos ajudá-lo nesse sentido.

Tudo bem que no manual do produto existe um aviso para não utilizar o display em locais onde possa ocorrer interferência eletromagnética, mas absolutamente nada sobre roteadores é mencionado, segundo constatou Hall. Para piorar, o cenário no qual temos o nosso computador (consequentemente, o monitor externo) ao lado do roteador é muito comum — aqui em casa, por exemplo, eu estou sentado agora mesmo escrevendo este artigo no meu MacBook Pro a cerca de 1m do meu AirPort Time Capsule.

A LG, ao menos por enquanto, constatou que este problema afeta apenas o LG UltraFine 5K Display — nenhum outro monitor dela sofre deste mal, nem mesmo o novo modelo de 21 polegadas (4K). E, como não existem muitos outros monitores 5K por aí, é difícil fazer algum tipo de teste definitivo. Mas que é estranho, é.

Veremos se a empresa identificará a causa do problema e anunciará algum tipo de recall para esses displays ou se simplesmente essa será a orientação para todos os consumidores daqui em diante (aceite quem quiser).

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes