WhatsApp apresenta grande mudança para os status de usuários; é a mais nova cópia do formato de histórias do Snapchat

Vocês podem não saber (eu, mesmo, não sabia), mas quando o WhatsApp Messenger surgiu, há quase oito anos, ele era nada menos que uma ferramenta para mostrar aos seus contatos o que você estava fazendo naquele momento — daí o nome. Não havia chat, apenas a possibilidade de marcar opções pré-programadas como “Disponível”, “Ocupado”, “No trabalho” ou “Dormindo”; em outras palavras, o primeiro recurso a surgir no WhatsApp foi o do status.

Agora, conforme o aplicativo (ou melhor, a gigantesca e complexa plataforma de comunicação que ele se tornou) vai se aproximando do seu oitavo aniversário, em 24 de fevereiro, seu dono, o Facebook, está anunciando uma grande novidade que representa uma espécie de volta às origens: o recurso de status vai ganhar uma cara e funcionalidades totalmente novas… que não passam de (mais) um clone da ferramenta de histórias do Snapchat.

Novo recurso de Status do WhatsApp

Se você está contando, este é o segundo produto do Facebook que copia na cara dura o célebre formato criado pela Snap — o primeiro foi o Instagram, e o sucesso retumbante da iniciativa pode explicar o fato de o WhatsApp ter seguido o mesmo caminho e o Facebook estar planejando uma versão do recurso para o seu próprio aplicativo, também.

Findada a crítica de que ninguém mais cria nada no mundo da tecnologia, vamos aos fatos. Os novos Status do WhatsApp vivem numa nova aba (junto às três atuais de Chamadas, Conversas e Contatos) onde você pode conferir todos os vídeos, fotos e GIFs postados pelos seus contatos nas últimas 24 horas e respondê-los, bem como postar os seus próprios. É possível, como de costume, modificar estes conteúdos com textos, stickers, emojis, desenhos livres ou efeitos especiais antes de mostrá-los ao mundo.

Os Status do WhatsApp, ao menos, têm alguns recursos diferenciais em relação às suas contrapartes das outras plataformas: além da supracitada e inédita capacidade de postar GIFs, os conteúdos lá postados são, assim como as mensagens do aplicativo, criptografados de ponta a ponta, assegurando que aquela foto comprometedora realmente suma depois de 24 horas.

E mais: no WhatsApp, você poderá visualizar apenas os Status de seus contatos, sem a possibilidade de dar uma espiada na atividade de pessoas que você não conhece mas tem um certo… interesse. Ou seja, pode guardar seu instinto stalker para você mesmo. Além disso, como de costume, o usuário pode selecionar um por um os contatos que poderão ver as suas atualizações — ferramenta particularmente importante numa plataforma onde você tem, por exemplo, um monte de contatos profissionais que não deveriam ver você virando cinco copos de tequila numa noite de terça-feira.

A nova ferramenta de Status do WhatsApp está sendo liberada nesta segunda-feira apenas para usuários da França e da Holanda, mas o mundo todo deverá ser agraciado com o recurso ainda ao longo desta semana. O que você achou da ideia? Ou melhor… da “ideia”?


Ícone do app WhatsApp Messenger

WhatsApp Messenger

de WhatsApp Inc.

Compatível com iPhones
Versão 2.19.31 (139.5 MB)
Requer o iOS 8.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

[via The Verge]

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes