Os executivos do Apple Music estão sempre aparecendo na mídia falando orgulhosamente de serviço e do modo como trabalham com música. Desta vez, Jimmy Iovine, Larry Jackson, Robert Kondrk e Zane Lowe conversaram com o The Verge sobre o grande sucesso da estação de rádio Beats 1, assim como o do artista Drake, que vem revelando ótimos números.
O mais recente álbum do rapper canadense, “More Life”, foi lançado em 18 de março deste ano e bateu o recorde do Apple Music, sendo reproduzido 89,9 milhões de vezes em apenas 24 horas — depois de uma semana, o número pulou para 300 milhões!
O álbum não é exclusivo do serviço de streaming musical da Maçã — como foi o anterior, “Views”, que conseguiu 260 milhões —, o que faz os números ficarem ainda mais expressivos pelo fato de o Spotify ter conseguido menos reproduções, mesmo tendo uma base de usuários maior. E, segundo os executivos da Maçã, o sucesso do rapper foi devido à sua grande colaboração com a Apple na rádio Beats 1 e seu programa OVO Sound Radio.
O que vimos no programa de rádio do Drake foram números de TV. Nós aprendemos muito ao criar o que Drake precisava. Ele teve a ideia, nós apenas criamos e o apoiamos, e aprendemos muito com isso, assim como toda a indústria.
—Jimmy Iovine, um dos chefões do Apple Music.
Por este e outros motivos, Jackson, diretor de conteúdo original do serviço, afirmou que a Beats 1 é a “maior estação de rádio do mundo”, destacando o fato de que não há nenhuma outra com tantos ouvintes ativos simultaneamente.
Já Kondrk comparou a relação do Apple Music com a Beats 1 com um parque de diversões: uma vez que os usuários entram no app para ouvir a rádio, “é natural que permaneçam lá para ouvir as músicas seguintes”.
Toda a entrevista, em detalhes, está disponível em inglês lá no The Verge — aos interessados, vale a pena conferir.