O melhor pedaço da Maçã.

A guerra continua: Facebook lança o recurso “Stories” no aplicativo principal

A tecnologia é marcada por guerras napoleônicas: Windows vs. Mac, Android vs. iOS, Apple vs. Samsung e por aí vai. A mais recente batalha é entre Facebook e Snapchat.

Publicidade

YouTube video

Hoje o Facebook anunciou o lançamento da função Stories dentro do seu aplicativo principal. A jogada acompanha os últimos movimentos da empresa: Mark Zuckerberg inseriu antes a feature de fotos que desaparecem no Instagram (Stories), no WhatsApp (Status) e no Messenger (Day).

Novo recurso do Facebook

O Stories fica posicionado logo abaixo da função de busca. Tocando em cada ícone, você vê as últimas fotos e vídeos dos seus amigos. Tudo desaparece depois de 24 horas.

Novo recurso do Facebook

Assim como no Instagram e no Snapchat, existe a possibilidade de enviar fotos e vídeos somente para alguns amigos. As fotos desaparecem instantaneamente depois de abertas. Dezenas de filtros e lentes também estão disponíveis para uso.

Novo recurso do Facebook

Por que Zuckerberg está fazendo isso? Porque ele precisa desacelerar o crescimento do concorrente.

Publicidade

Imagine que Facebook e Snapchat estão numa corrida de carro. Zuckerberg precisa desacelerar o carro de Evan Spiegel, CEO do Snapchat, com o objetivo de chegar primeiro à linha de chegada. Para isso, ele joga objetos na pista, na tentativa de atingir o fantasminha. Imagine essa competição como um jogo de Mario Kart.

Publicidade

Não importa muito a qualidade desses objetos lançados, contanto que o objetivo final seja cumprido.

E já está funcionando. Depois do lançamento das Stories no Instagram, o Snapchat vem observando uma queda brusca no crescimento do número de usuários. A startup crescia algo em torno de 10% por bimestre e, no fim de 2016, esse número chegou a 3%. Hoje existem pouco mais de 160 milhões de usuários ativos.

O recurso deverá aparecer na próxima semana aqui no Brasil. O Facebook costuma liberar tudo aos poucos, para testar antes a performance e a recepção.

Se você quiser saber um pouco mais sobre a trajetória da Snap e os próximos passos da empresa, assista a este vídeo com uma breve análise do cenário.


Ícone do app Facebook
Facebook de Meta Platforms, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 457.0.2 (330.5 MB)
Requer o iOS 13.4 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Comprar um iPhone usado: confira 6 vantagens desta nova forma de consumo

Próx. Post

Atualização do Safari no iOS 10.3 impede atuação de malfeitores em golpe do tipo “ransomware”

Posts Relacionados