O melhor pedaço da Maçã.
iPhone com bateria fraca/acabando

Apple estaria planejando criar seus próprios chips de gerenciamento de energia para iPhones

Aos poucos, a Apple vai “se livrando” de suas fornecedoras e criando tecnologias próprias. Ela já desenha seus processadores, a atual fornecedora de chips gráficos já afirmou que a Maçã está trabalhando em GPUs próprias e, segundo o analista Bankhous Lampe (via Reuters), ela estaria agora fazendo o mesmo com os chips de gerenciamento de energia.

Publicidade

De acordo com Lampe, o componente PMIC (Power Management), atualmente fornecido pela empresa Dialog, será substituído por um criado pela própria Apple. O chip em questão é responsável por gerenciar a tensão elétrica e o carregamento para os componentes de um dispositivo.

O analista afirma que a Maçã vem contratando diversos engenheiros e já tem sua própria equipe para trabalhar em um chip de processamento de energia. Uma fonte anônima inclusive afirmou que a gigante de Cupertino estaria recrutando os principais engenheiros da Dialog.

A maior reclamação dos usuários de iPhones (talvez nem tanto os dos modelos Plus) é com relação à duração da bateria dos dispositivos. Portanto, se ao desenhar seus próprios chips a intenção da Apple for ouvir as lamentações de seus clientes e aumentar a autonomia das baterias, essa mudança será muito bem-vinda.

Publicidade

Indo pelo mesmo caminho que foi a Imagination Technologies quando anunciou que a Apple não seria mais sua cliente, a Dialog também sofreu uma queda de 36% em suas ações, após a declaração do analista.

Ainda que essa decisão faça sentido, a Barclays Research acredita que a Apple não cortará completamente as relações com a Dialog. Os argumentos são de que os 80 engenheiros que a Maçã possui não se comparam à equipe de 1.300 pessoas da Dialog; além disso, existem propriedades intelectuais que a Apple “não poderia ignorar”. A firma de pesquisa faz questão de tranquilizar os investidores dizendo que nenhuma das partes se manifestou em relação a isso — bem diferente do que ocorreu com a Imagination.

Seja como for, negócios são negócios. Se realmente essa mudança se concretizar e trouxer melhorias na autonomia de bateria, clientes certamente ficarão mais satisfeitos e a Maçã também se beneficiará.

[via 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Qualcomm contra-processa a Apple, alegando que seria “impossível existir o iPhone” se não fosse a sua tecnologia

Próx. Post

Para desenvolvedores: plataforma de testes de aplicativos da Apple ganha boas melhorias

Posts Relacionados