O melhor pedaço da Maçã.

Os problemas não têm fim: usuários estão relatando sons de “estalo” nos seus novos MacBooks Pro

Eu sei, eu sei: todo produto novo é suscetível a falhas e problemas — coisas que os engenheiros deixaram passar na fase de testes e são descobertas por pobres usuários “sorteados”. Algumas destas falhas são bem brandas, outras são deveras explosivas. O fato é: não me lembro de um produto na história recente da Apple com uma quantidade tão grande de problemas relatados por usuários ao redor do mundo como os novos MacBooks Pro — e olha que eu nem estou falando das inúmeras críticas à concepção do projeto, e sim de falhas reais.

Publicidade

Já fizemos, a propósito, dois belos compilados de pequenos defeitos dos mais diferentes tipos encontrados no mais novo computador da Maçã [1, 2], além de cobrirmos uma estranha malfunção no teclado responsável por produzir um som esquisito em algumas teclas. Agora, adivinha só, temos mais relatos de um som esquisito saindo das máquinas — desta vez, entretanto, a questão parece não ter nada a ver com o teclado.

MacBook Pro com Touch Bar

No fórum oficial da Apple e também no do site MacRumors, um número crescente de usuários tem relatado que seus novos MacBooks Pro vêm produzindo estranhos “estalos”; os sons, segundo um dos afetados, assimilam-se àqueles obtidos quando se aperta uma garrafa PET com as mãos e parecem sair da base do computador — os relatos dividem-se sobre a localização precisa da fonte do ruído; alguns afirmam que ele vem da parte logo abaixo do trackpad, enquanto outros dizem vir da parte próxima à articulação com a tela.

Publicidade

Aparentemente, o problema é quase exclusivo dos modelos de 15 polegadas, embora a versão de 13″ também tenha aparecido em alguns relatos. Não há um padrão para o aparecimento dos estalos, mas eles parecem ser mais frequentes quando a máquina está no meio de atividades mais intensas (como jogos ou softwares pesados) e as ventoinhas entram em ação com mais força. Um dos usuários escreveu:

O som ocorre raramente — podem passar vários dias ou mais sem que eu o ouça. Quando ele aparece, entretanto, pode acontecer duas ou três vezes num período de meia hora. Não consigo fazer nenhuma associação com o que eu estou fazendo no momento da ocorrência, então não consigo reproduzi-lo.

A Apple ainda não se pronunciou sobre a questão, o que levou a comunidade a levantar uma série de possibilidades para o problema. A maior preocupação tem a ver com a bateria, cuja maior porção fica abaixo do trackpad do computador — como bem se sabe, um som de estalo vindo de uma bateria nunca é um sinal tranquilizante. Outros usuários, entretanto, sugeriram que os ruídos podem estar relacionados com um aquecimento da articulação: como bem se sabe, todo material expande-se ou contrai-se com mudanças de temperatura, e talvez esta oscilação esteja fazendo alguma coisa não funcionar na mais perfeita harmonia lá dentro.

Ainda assim, mesmo que o problema não afete em nada o funcionamento do computador, obviamente se trata de algo que não deveria estar acontecendo. Alguns dos usuários afetados levaram seus MacBooks Pro às lojas da Apple ou assistências autorizadas e frustraram-se: uns relataram que tiveram suas placas lógicas substituídas e ainda assim o problema persistiu, enquanto um outro, cuja máquina tem um pequeno amassado, foi informado de que a troca da carcaça inferior (que, segundo a assistência, solucionaria o problema) custaria US$130 — mesmo com o computador na garantia — porque tratava-se de um defeito causado pelo próprio cliente.

Publicidade

Ficaremos aguardando alguma resposta oficial da Apple para o caso. Enquanto isso, me dirijo aos donos dos novos MacBook Pro que leem este texto: perceberam algum barulho estranho deste tipo nas suas máquinas recentemente?

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple dá mais um passo de distância do iTunes com o novo nome “Apple Podcasts”

Próx. Post

Apple anuncia que mais três das suas fornecedoras passarão a operar totalmente com energia renovável

Posts Relacionados