O melhor pedaço da Maçã.

Segundo Woz, a Apple resistirá e estará ainda mais forte em 2075 — enquanto nós estaremos trabalhando em Marte

Steve Wozniak

No exato momento nós não podemos ter 100% de certeza nem ao menos se a humanidade ainda estará por aqui amanhã, mas o tiozão favorito de todo mundo, Steve Wozniak, parece ser um pouco mais otimista que isso. O cofundador da Apple, em entrevista para o USA Today, afirmou acreditar que a Apple — bem como duas de suas principais concorrentes hoje, Google e Facebook — não só sobreviverá até o ano de 2075, como chegará lá ainda mais forte do que é hoje.

Publicidade

A entrevista de Woz precede a sua participação na Silicon Valley Comic Con, conferência de quadrinhos e cultura pop que ele ajudou a criar no ano passado e, nesta edição, focará justamente no tema “O Futuro da Humanidade: Onde Nós Estaremos em 2075?”. As declarações do inventor, embora por vezes possam parecer ligeiramente tresloucadas e surreais, são sempre uma dose de frescor neste mundo da tecnologia, infelizmente cada vez mais engessado.

Aliás, falando em uma época em que as coisas pareciam ser mais dinâmicas, o próprio Woz reuniu-se recentemente com a equipe que construiu o primeiro Apple I. O encontro aconteceu no Living Computers: Museum + Labs, em Seattle, para comemorar a estreia de uma exposição sobre as duas primeiras décadas da Apple; quem também apareceu por lá foi Paul Allen, cofundador da Microsoft e criador do museu — e, surpreendentemente, esta foi a primeira vez que estas duas lendas da tecnologia encontraram-se:

Paul Allen e Steve Wozniak posam com um Apple II

Voltando à entrevista, Woz afirmou ao jornal que, quando fundaram a Apple, ele e Steve Jobs pensaram que ela duraria para sempre, e hoje ele vê a empresa com potencial para fazer isso de fato acontecer: segundo o criador do Apple I, a Maçã tem o seu grande trunfo na sua enorme quantidade de dinheiro em caixa — ou, em outras palavras, na possibilidade de investir naquilo que ela bem entender, podendo, portanto, expandir-se para quaisquer áreas que julgue promissoras — assim como as suas concorrentes.

Publicidade

A Apple estará aí por muito tempo, como a IBM, [que foi fundada em 1911]. Olhe para o dinheiro da Apple. Ela pode investir no que quiser. Seria ridículo pensar que eles não estarão por aqui [em 2075]. O mesmo vale para o Google e para o Facebook.

Woz ainda deu seus tradicionais pitacos em uma série de outros assuntos, como Inteligência Artificial — e aqui, ele parece ser muito menos pessimista do que figurões como Elon Musk, que gastam rios de dinheiro alertando a humanidade para os perigos da singularidade. Segundo o engenheiro, as máquinas inteligentes serão lugar comum em 2075, e poderemos interagir com elas para diversão, compras, informação e até mesmo consultas médicas. Além disso, Woz acredita que, até lá, nós já teremos colonizado Marte e provavelmente usaremos o Planeta Vermelho como uma formidável zona industrial, deixando o planeta Terra basicamente para residências — aqui, novas cidades serão construídas do zero, com os paradigmas de convivência e transporte do século XXI em mente, e os problemas de moradia serão solucionados.

Ainda assim, Woz admite que é muito difícil prever o futuro porque tudo muda numa velocidade absolutamente impossível de se acompanhar. E, na parte mais simpática da entrevista, ele interrompeu o que estava dizendo e apontou para o iPhone de uma jornalista: “Ela tem mais poder nas mãos delas que o Super-Homem. São passos tão largos na computação… isso mostra o quão excitante o futuro pode ser.”

Publicidade

E eu espero, Woz, que você esteja certo — se assim for, ao menos meu emprego está garantido pelos próximos 58 anos. Pelas minhas contas, ficará faltando bem pouco para que eu possa me aposentar.

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Music lança nova série “The House of Strombo”, que pode ser assistida por qualquer um (até por quem não assina o serviço)

Próx. Post

Rumor: moldura do “iPhone 8” poderá usar versão aprimorada do aço inoxidável do Apple Watch

Posts Relacionados