A App Annie, uma das maiores firmas de estatísticas referentes ao mundo dos aplicativos de smartphones, liberou ontem um belo relatório [PDF] mostrando os hábitos dos usuários destes aparelhinhos ao redor do mundo. A partir dele, temos uma boa noção de alguns fatores deveras importantes, como o crescimento do uso de apps no mundo inteiro e as diferenças regionais quanto à adoção deles.
Um dos pontos mais importantes da pesquisa, entretanto, refere-se a um mercado por vezes esquecido mas em franco crescimento: o brasileiro.
Os dados, referentes ao primeiro trimestre de 2017, servem basicamente para provar algo que já está claro na cabeça de muitos de nós já há algum tempo: os aplicativos tornaram-se o epicentro da experiência digital e certamente assim continuarão pelo menos por uns bons anos. Entretanto, há diferenças de país a país, como podemos ver neste primeiro gráfico abaixo, que mostra o número de aplicativos utilizados (azul escuro) e instalados (azul claro) num mês, em média, num determinado smartphone:
Como é possível observar, o Brasil — atrás apenas da Índia — tem um dos maiores números de aplicativos utilizados num determinado mês (superior a 40), e os brasileiros ainda têm como hábito possuir um enorme número de apps instalados no seu smartphone; muitos dos quais, aparentemente, ficam lá apenas por honra da firma, sem serem efetivamente abertos por um bom tempo.
Nesta outra métrica acima — a da média de aplicativos utilizados num dia —, o Brasil é o campeão. Nos aproximamos de 12 apps abertos num período de 24 horas, enquanto os franceses, no extremo oposto da pesquisa, abrem menos de 10.
O gráfico abaixo leva em conta apenas o universo Android — ao contrário dos anteriores, que contabilizam tanto o sistema do Google quanto o iOS —, mas ainda assim é interessante notar como a média de minutos gastos num dia em aplicativos está crescendo vertiginosamente. E, nesta corrida ascendente, o Brasil continua no segundo lugar, atrás apenas da Coreia do Sul:
Outro gráfico legal, embora não dividido por região, mostra quais são os tipos de aplicativos mais baixados em cada plataforma. A diferença nas nomenclaturas tem a ver com a organização própria da App Store e do Google Play, mas, no geral, é possível perceber que os apps utilitários são os mais baixados pelas pessoas, seguidos pelos de comunicação/redes sociais e de produtividade:
E então, acham que os resultados da pesquisa refletem os seus hábitos? Discutamos nos comentários.
[via TechCrunch]