MM Responde: como reduzir o tamanho de PDFs de forma nativa no Mac?

Um Dia das Mães com mais uma dica da nossa coluna MM Responde!

A pergunta do dia é:

Como reduzir o tamanho de PDFs de forma nativa no Mac?

Utilitário ColorSync

O utilitário ColorSync é responsável pelo gerenciamento de perfis de cores e filtros no macOS. Sua interface é composta de duas partes: um navegador para visualização do documento e uma janela de utilitário. Confira a explicação da Apple:

O ColorSync oferece uma forma fácil de garantir cores precisas em suas imagens desde quando são capturadas até sua impressão ou exibição. Dispositivos como scanners, monitores, câmeras digitais e impressoras tratam as cores de maneira diferente. Coincidir as cores de um dispositivo para outro pode ser extremamente difícil e demorado. O ColorSync cuida da correspondência de cores automaticamente.

Você também pode usar os filtros Quartz para modificar cores ou adicionar efeitos a arquivos PDF e a outros documentos.

Cada dispositivo que você utiliza em seu computador é capaz de produzir uma faixa de cor diferente, chamada “gama”. As diferenças dessas cores podem ser representadas graficamente por um modelo chamado “espaço de cor”.

O ColorSync traduz os dados de uma imagem entre os espaços de cores dos dispositivos para que cada dispositivo reproduza a imagem da maneira mais precisa possível. As informações sobre as cores de cada dispositivo são salvas como um “Perfil ColorSync” ou como um “Perfil ICC”.

A maioria dos aplicativos gráficos do macOS salva os perfis do ColorSync diretamente no documento. O ColorSync compara esses perfis com o perfil de sua exibição quando você visualiza o documento, comparando-o também ao perfil da impressora quando o imprime. A maneira mais fácil de garantir a coincidência de cores é certificar-se que cada dispositivo ou aplicativo gráfico que você usa esteja configurado para usar o ColorSync.

Configurando o filtro

Para começar, teremos de criar um filtro para a tarefa de reduzir o tamanho de imagens, seguindo os seguintes passos:

  1. Clique na seta para baixo do lado esquerdo do filtro “Reduce File Size”;
  2. Selecione “Duplicar Filtro” e nomeie-o (chamarei, neste exemplo, de “Redutor MM”);

Duplicar ColorSync

  1. Exclua o primeiro item “Amostragem de Imagem” e abra o “Compressão de Imagem”;
  2. Defina valores para a redução — como sugestão, recomendo valores acima de 75%;

ColorSync

  1. Feche a janela.

Reduzindo um PDF

Com o filtro criado, basta abrir o documento em PDF com o Utilitário ColorSync:

  1. Clique com o botão direito no arquivo, selecione “Abrir Com” e escolha o Utilitário ColorSync — ou arraste o documento em PDF para o ícone do Utilitário ColorSync, no Dock;
  2. Clique em “Filtro” e selecione “Redutor MM”;

Aplicando Filtro

  1. Clique em “Aplicar”;
  2. Clique em “Arquivo”, “Salvar Como”;
  3. Defina um título para o seu arquivo;

Salvar Como

Observe que o novo documento tem um tamanho menor do que o anterior, exatamente pela aplicação de filtro do Utilitário do ColorSync. 😉

·   ·   ·

Se você procurou resposta no MM Fórum e não encontrou ou se você simplesmente tem alguma sugestão para o MM Responde (selecionaremos uma por vez), é só mandar um email para mim [marcelo arroba o nosso domínio] ou falar comigo no Twitter [@marcelodemelo].

Até a próxima! 😃

[via Cult of Mac]

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes