O melhor pedaço da Maçã.

Elcomsoft diz que agora consegue recuperar notas apagadas do iCloud há mais de 30 dias

Phone Breaker 6.5
Phone Breaker 6.5 recuperando notas apagadas há muito tempo do iCloud

Alguns meses atrás, falamos aqui sobre uma falha descoberta no iCloud que possibilitava a recuperação de, entre outros elementos, notas que (em teoria) já tinham sido apagadas do serviço de nuvem da Apple. À época daquele post, entretanto, as únicas notas possíveis de serem recuperadas eram aquelas deletadas nos últimos 30 dias, já que o iCloud tem como função guardar os arquivos por este período caso o usuário deseje resgatá-los — depois disso, então, é que as notas são definitivamente extirpadas da sua existência.

Publicidade

Bom, parece que não é exatamente assim: num post no seu blog oficial, a produtora de ferramentas para recuperação de dados Elcomsoft anunciou que a nova versão do seu software Phone Breaker é capaz de recuperar notas do iCloud apagadas há mais de 30 dias — em alguns casos, até arquivos que foram deletados há vários anos. Sinistro, não?

Phone Breaker 6.5 recuperando notas apagadas há muito tempo do iCloud
Phone Breaker 6.5

A postagem detalha como utilizar o Phone Breaker 6.5 para recuperar notas há muito deletadas do iCloud, e dá como exemplo um iPhone com 288 notas salvas — neste mesmo aparelho, o programa conseguiu recuperar 334 notas; a mais antiga delas tinha sido apagada em 2012. Sim, há cinco anos! A Elcomsoft deixa claro que, dependendo do aparelho, os resultados podem variar — não há a garantia de que aquelas notas antiquíssimas sejam recuperadas —, mas, ainda assim, estamos falando de um deslize e tanto por parte da Apple em termos de segurança.

A Maçã, por sua vez, ainda não se pronunciou sobre a falha, então não está claro se estamos falando de um simples caso de “esquecimento” de apagar dados que deveriam ser apagados ou se a Elcomsoft descobriu uma falha propriamente dita no sistema do iCloud. De qualquer forma, fica — mais uma vez — o lembrete: na internet, nada que você faz ou cria deixa de existir de verdade, portanto, não faça ou crie nada de que você possa se arrepender depois.

Publicidade

Ah, e se você por algum motivo estiver interessado em recuperar notas há muito apagadas, o Phone Breaker 6.5 está disponível para venda no site da Elcomsoft por US$80 (~R$260). Divirta-se… ou não.

via Tom’s Hardware

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacMagazine no Ar #230: novo MacMagazine, iPad de 9,7″, Apple Music em reais, investimento na Corning, lançamentos na WWDC, pulseira especial pro Apple Watch e mais!

Próx. Post

Ofertas do dia na App Store: Brushstroke, Weirdwood Manor, airWriter e mais!

Posts Relacionados