O melhor pedaço da Maçã.

O que haverá de novo no tvOS 11, afinal?

Apple TV com tvOS numa sala

Das quatro grandes plataformas da Apple, a que recebeu menos “amor” na keynote de abertura da Worldwide Developers Conference (WWDC) 2017, na última segunda-feira (5/9), foi o tvOS. E ele é, de fato, o quarto sistema operacional numa lista de prioridade para a empresa, nos dias de hoje.

Publicidade

Tim Cook dedicou literalmente 1 minuto e 15 segundos para tratar do tvOS na apresentação e nem tocou nas novidades do SO em si; o CEO da Apple simplesmente confirmou um rumor de semanas atrás, anunciando a chegada do Amazon Prime Video à Apple TV. Até mesmo a página do tvOS no site da Apple ainda não traz menção nenhuma à nova versão.

Nós de fato não temos conteúdo suficiente para publicar todo um compilado de screenshots do tvOS 11 aqui no site tal como já fizemos com o iOS 11, o watchOS 4 e o macOS High Sierra 10.13 (e mais deles virão por aí), mas há, sim, algumas novidades bacanas para comentarmos.

Entrada no Apple Beta Software Program

Mac, iPad, iPhone e Apple TV rodando versões beta dos sistemas operacionais

Na própria segunda-feira passada, nós atualizamos o nosso post de liberação das betas para desenvolvedores informando isso mas alguns podem não ter visto: pela primeira vez este ano, o tvOS participará do Apple Beta Software Program.

Publicidade

Isso significa que, a partir do fim deste mês, quem estiver inscrito no programa poderá ajudar a Apple nos testes do seu novo sistema operacional tal como já era possível fazer com o iOS e o macOS. Com isso, fica de fora dele apenas o watchOS — este continua restrito a desenvolvedores.

Emparelhamento automático com AirPods

No meu vídeo sobre as diversas formas de alternar o uso dos AirPods entre dispositivos, citei que a Apple TV era a única exceção na forma como eles devem ser emparelhados. Nos outros sistemas operacionais, o próprio iCloud cuida de sincronizar isso em todos os devices.

AirPods na caixinha

A partir do tvOS 11, felizmente, esse processo será automático tal como já é hoje com iPhones, iPads, Macs e Apple Watches. Como deveria ser, desde sempre.

Publicidade

Uma vez emparelhados, os AirPods também serão detectados automaticamente pela Apple TV e poderão ser selecionados como fonte de áudio “puxando” a tela de cima para baixo no meio da reprodução de um vídeo qualquer.

Sincronização da tela inicial

Falando em sincronia de dados, agora a tela inicial do tvOS — isto é, a sua organização de ícones e pastas, bem como os apps instalados — também será automaticamente levada para outras Apple TVs conectadas a um mesmo ID Apple.

Apple TV com tvOS numa sala

Isso é sensacional para quem tem, por exemplo, uma Apple TV na sala e outra no quarto.

Publicidade

Mas não se desesperem: quem não curtir poderá desabilitar esta função.

Troca automática entre os modos claro e escuro

Uma das novidades trazidas pelo tvOS 10, há cerca de um ano, foi um novo tema escuro para a tela inicial da Apple TV — visual este que deixou o sistema operacional um pouco mais parecido com o antigo, de Apple TVs de terceira geração para trás.

Troca entre temas claro e escuro no tvOS 11 beta

O “problema” (First World Problems®) era que ou a pessoa escolhia o tema claro, ou o escuro. A partir do tvOS 11, quem quiser poderá ativar uma função de troca automática a depender da hora do dia.

App Computadores atualizado

Meio “abandonado” há algumas atualizações, o app Computadores (Computers) agora traz um visual de acordo com o padrão do tvOS. É por ele que você pode navegar/acessar conteúdos armazenados no iTunes do seu Mac/PC.

App Computadores no tvOS 11 beta

Otras cositas más

Há ainda mais novidades e melhorias vindo por aí para o tvOS 11, incluindo algumas que beneficiarão desenvolvedores como novos modos de trabalho em plano de fundo, suporte a notificações, download de recursos sob demanda (agora até 4GB!), suporte para idiomas da direita para a esquerda, etc.

O tvOS 11 também incorporará, é claro, suporte ao protocolo AirPlay 2 e a vídeos codificados no padrão HEVC (H.265), além de compatibilidade com as novidades do HomeKit — já detalhados em outros artigos nossos.

·   •   ·

Assim como os outros sistemas operacionais da Apple, o tvOS 11 está em fase beta e deverá ser lançado em versão final para todos os usuários por volta de setembro/outubro.

Cook também citou, na keynote, que ouviremos outras novidades para a Apple TV ainda em 2017. Quem sabe, para a liberação oficial do tvOS 11, a caixinha ganhe uma nova versão com suporte a 4K? Está na hora. 😉

via 9to5Mac, MacRumors, iLounge

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aproveite a queima geral de estoque da MM Store, com produtos a preços incríveis! [atualizado]

Próx. Post

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 4 a 11 de junho

Posts Relacionados