O melhor pedaço da Maçã.

O atalho para a multitarefa com 3D Touch ainda existe no iOS 11, mas sob uma condição muito peculiar

Cobrimos recentemente aqui no site que o gesto para abrir a interface de multitarefa via 3D Touch teria sido removido intencionalmente do iOS 11, conforme uma resposta dada pela Apple a um relato de bug.

Publicidade

Bom, chegou a terceira versão beta do sistema para desenvolvedores e, de fato, nada de o atalho voltar. Mas o nosso leitor português António Manuel Silva, que é deficiente visual, descobriu algo bastante curioso.

Quando o recurso VoiceOver está ativado em Ajustes » Geral » Acessibilidade, o atalho simplesmente… funciona. Confira no vídeo, gravado pelo patrão Gabriel Sória:

YouTube video

Publicidade

Obviamente, essa não é uma mera “dica de gambiarra” para todos vocês que estão testando o iOS 11 saírem ativando a fim de voltar a poder usar o atalho, porque é simplesmente impossível usar o iPhone com o VoiceOver ativado se ele não for realmente necessário.

Sendo assim, vislumbro algumas possibilidades:

  1. O atalho funcionar com o VoiceOver ativado é um erro/bug que será corrigido pela Apple em alguma compilação futura.
  2. A Apple de alguma forma considera esse atalho algum recurso de acessibilidade que ainda deva continuar presente com o VoiceOver ativo, o que não faz muito sentido para mim.
  3. Usuários farão pressão suficiente a ponto de a Apple repensar a remoção do recurso e reativá-lo por completo ou, pelo menos, oferecê-lo como ajuste independente no sistema.

O fato é que a função em si ainda está lá, presente e escondida/desativada no próprio iOS 11. Ô, Apple, larga de frescura!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Estudo mostra que Siri ainda é a assistente digital mais popular, mas seus usuários a estão abandonando aos milhões

Próx. Post

Apple começa a aceitar pagamentos via PayPal em suas lojas online de alguns países

Posts Relacionados