O melhor pedaço da Maçã.

Gudak Cam é o aplicativo para quem quer reviver os nostálgicos tempos das câmeras analógicas

Aplicativo Gudak Cam

Um dos motivos de a tecnologia ser uma coisa incrível é que ela nos permite realizar algumas ações com progressiva facilidade. Por exemplo, lembre-se das máquinas fotográficas de filme: você não podia revisar seu trabalho posteriormente e só podia tirar no máximo 36 fotos de cada vez, trocando o rolo somente após levar a câmera a um laboratório. Sim, tinha sua dose de elegância, mas eu prefiro poder tirar 20 fotos da mesma cena e escolher qual a melhor posteriormente.

Publicidade

A nostalgia, por outro lado, é uma coisa incrível. Você pode despertar um sentimento nostálgico reunindo velhos amigos, ou assistindo a um desenho animado da época da sua infância ou visitando um lugar há muito esquecido; mas você pode também fazê-lo dificultando a sua vida a ponto de fazê-lo lembrar dos tempos passados — com as câmeras de filme, por exemplo. Não é a minha praia, mas vai que é a sua.

Talvez eu esteja refletindo demais sobre um aplicativo que é puramente uma brincadeira, mas o fato é que este é o Gudak Cam.


Ícone do app Gudak Cam
Gudak Cam de Screw Bar Inc.
Compatível com iPhones
Versão 3.3.0 (132.5 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
R$ 4,90Badge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Gudak CamScreenshot do app Gudak CamScreenshot do app Gudak CamScreenshot do app Gudak CamScreenshot do app Gudak CamScreenshot do app Gudak CamScreenshot do app Gudak CamScreenshot do app Gudak Cam

Com um nome bastante sugestivo — mas que também referencia a palavra do coreano “Gudagdali”, que significa “desatualizado” —, o aplicativo simula, na tela do seu iPhone e com boa dose de realismo, uma daquelas câmeras descartáveis da Kodak que quebraram muitos galhos ao longo dos anos 1990. Mas a coisa vai muito, muito além disso — os desenvolvedores realmente levaram o conceito a sério.

Em primeiro lugar, a única forma de obter uma pré-visualização da foto a ser capturada é na minúscula janelinha que simula o visor da câmera. E, uma vez clicada a imagem, você não pode revê-la em seguida — é necessário completar o “filme” de 24 exposições e, quando a última foto for tirada, aguardar três dias para “processamento” (aparentemente, o pessoal lá nunca ouviu falar das óticas que revelavam as fotos em uma hora). Além disso, uma vez esgotado o filme, você deve aguardar 12 horas para tirar novas fotos.

Uma vez processadas, as imagens apresentam alguns filtros aplicados aleatoriamente, como vazamentos de luz ou superexposição — afinal, com as câmeras analógicas, você nunca sabia se o resultado final seria satisfatório, não é mesmo? 😜

Certamente não estamos falando aqui de um aplicativo que substituirá o app Câmera do seu iPhone, mas o Gudak Cam pode ser uma diversão momentânea — especialmente se o sentimento de nostalgia bateu da forma certa no seu coração após esse texto. E, por US$1 na App Store, não estamos falando de um investimento tão drástico assim.

via Engadget

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aceleradora de Apps da Apple na Índia aconselha desenvolvedores a focarem no mercado local

Próx. Post

Acessório conecta-se à porta Lightning do iPhone e permite que você grave qualquer ligação

Posts Relacionados