O melhor pedaço da Maçã.
Tim Cook e Donald Trump em reunião

Em entrevista, Donald Trump afirma que Apple abrirá três fábricas nos Estados Unidos

Em entrevista para o Wall Street Journal1Matéria fechada para assinantes., o presidente dos Estados Unidos afirmou que Tim Cook (CEO da Apple) se comprometeu a construir três grandes fábricas no país. Donald Trump, é claro, não entrou nos pormenores, afirmando apenas que Cook prometeu três “grandes e bonitas fábricas”, o que ajudaria o presidente a atingir o seu objetivo econômico de impulsionar a manufatura americana.

Publicidade

Eu disse “Você sabe, Tim, a menos que você comece a construir as suas fábricas neste país, eu não considerarei a minha administração como um sucesso econômico”. Ele me ligou e disse que estão indo à frente [neste assunto].

A declaração de Trump é bastante intrigante por alguns motivos: o primeiro é que, ao ler algo assim, podemos pensar que a própria Apple poderia estar realmente interessada em criar fábricas para seus produtos. E sabemos que não é bem assim. Atualmente o Mac Pro é o único “grande produto da Apple” fabricado nos EUA (uma responsabilidade que está nas mãos da Flextronics, que tem uma linha de produção em Austin, no Texas). Contudo, a própria Foxconn está cogitando criar uma fábrica em solo americano, conforme já noticiamos aqui.

Na entrevista, Trump tocou no assunto Foxconn, informando que a gigante asiática deverá optar por fincar os seus pés em Wisconsin. E esse é o ponto ao qual eu quero chegar: ao menos para mim, está claro aqui que não estamos falando da mesma coisa e que, de alguma forma, esse investimento da Foxconn não tem ligação com as três fábricas prometidas por Cook. Muito provavelmente — se tudo isso de fato for verdade —, elas têm a ver com o fundo de US$1 bilhão que a Maçã criou para gerar empregos no país.

Procurada pelo WSJ, a Apple não quis se pronunciar. Mas com a linha de produtos da empresa crescendo (o HomePod está vindo aí, por exemplo), eu não duvido que alguns desses futuros produtos já sejam “Designed by Apple in California. Assembled in USA.”

Publicidade

Exclusivo: uma primeira olhada nas três plantas prometidas da Apple. Enormes.

Mas como Trump tem um histórico de afirmações um tanto questionável, quem sabe estejamos falando de plantas2Em inglês, o termo “plants” se refere tanto a fábricas quanto a… plantas! como essa, acima. 😛

Notas de rodapé

  • 1
    Matéria fechada para assinantes.
  • 2
    Em inglês, o termo “plants” se refere tanto a fábricas quanto a… plantas!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“Project Nimbus”, codinome do próximo editor de fotos da Adobe, tem novos detalhes revelados graças a vazamento acidental

Próx. Post

Nova especificação 3.2 do protocolo USB dobrará taxa de transferência atual até mesmo em cabos já existentes

Posts Relacionados