O melhor pedaço da Maçã.
HomePod

Mais delações do HomePod: câmera inteligente que reconhece objetos, Apple Pay com reconhecimento facial e muito mais!

O HomePod continua fazendo sua campanha para ser eleito o rato do ano quando o assunto é vazamento de assuntos secretos da Apple. O firmware acidentalmente liberado do alto-falante inteligente já nos praticamente confirmou a silhueta do “iPhone 8”, deu mais detalhes sobre suas configurações internas, falou do Apple Watch e de si mesmo — e agora vem com ainda mais novidades para deleitarmo-nos.

Publicidade

Vamos dar uma olhada nelas, uma por uma.

SmartCam

O desenvolvedor brasileiro Guilherme Rambo descobriu, nas entranhas do código do HomePod, menções a um possível recurso do “iPhone 8” que, ao menos provisoriamente, é chamado de SmartCam. A lista de códigos relacionados ao recurso sugere que estamos tratando de alguma tecnologia baseada em inteligência artificial, a qual reconhecerá uma série de objetos ou situações e ajustará automaticamente os níveis da câmera para uma foto mais balanceada.

Publicidade

O iOS 11 (ou o próximo iPhone) terá algo chamado SmartCam. Ele vai ajustar a configuração da câmera baseado na cena que detectar

Entre os elementos listados, temos “documentos”, “fogos de artifício”, “folhas”, “bichos de estimação”, “céu” e “esportes”. Soa como um excelente complemento para os recursos de reconhecimento já empregados no aplicativo Fotos — só que, em vez de uma leitura posterior, a nova funcionalidade estaria vendo tudo em tempo real.

Apple Pay com reconhecimento facial

Muito se fala sobre a possível ausência do Touch ID no “iPhone 8”, que seria totalmente substituído por um sistema altamente especializado de detecção facial 3D. O que muita gente não pensou, ainda, é que o sensor biométrico da Apple não serve só para desbloquear o telefone: ele também é um componente importantíssimo do Apple Pay. Como ficaria, então, o sistema de pagamentos da Maçã sem ele?

Bom, de acordo com mais esta descoberta, a Apple está implementando um código específico para que o Apple Pay se integre ao provável sensor facial e autentique as transações automaticamente, só com o rosto do usuário. O chamado “Pearl ID” (codinome que a Apple tem usado para a tecnologia de reconhecimento de rostos) foi encontrado em meio a alguns códigos relacionados ao sistema de pagamentos, como visto neste tweet de @r_idn:

Publicidade

Correto. Pelo que eu vi, o Pearl ID será usado para tudo, exceto para pagamentos.

E isto aqui?

Com isso, pressupomos que a Apple está conseguindo criar um sistema realmente a prova de falhas — afinal, se é para juntá-lo a um sistema de pagamentos, é bom que ele seja totalmente inviolável.

Modo Ioga pro Apple Watch

Ioga é um excelente exercício. Não é para mim, admito, mas é ótimo. Os adeptos da prática, então, ficarão felizes ao saber que as próximas versões do watchOS muito provavelmente trarão suporte ao exercício na lista de atividades. Atualmente, os praticantes de ioga devem incluir a prática manualmente, na categoria “Outros”, portanto a adição será uma mão na roda para muita gente.

Códigos indicando adição da Yoga como atividades do Apple Watch

Dito isso, ioga é uma atividade cheia de movimentos muito específicos e complexos, então ainda teremos que esperar para saber se esta novidade será incorporada ao watchOS em si ou somente a futuras versões do reloginho da Maçã, com sensores mais especializados.

Outros sons do HomePod

Num belo exercício de metalinguagem, como não poderia deixar de ser, o HomePod também libera segredos sobre si mesmo. Já ouvimos alguns dos seus sons padrão neste artigo, mas agora outros foram devidamente publicados no YouTube pelo desenvolvedor Avery Magnotti. Temos sons como alarm1.wav, timer1.wav e Lighthouse.wav — este terceiro, só podemos imaginar a função.

Publicidade

Deem uma olhada (ou melhor, uma escutada):

YouTube video

·   •   ·

Que outras surpresas o alto-falante particularmente barulhento da Maçã ainda reserva para nós? Isso, só o futuro dirá.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mais um recorde em “Serviços”, números positivos em todos os segmentos… confira os destaques do 3º trimestre fiscal de 2017 da Apple

Próx. Post

MacMagazine no Ar #241: resultados financeiros, iPads Pro no Brasil, fim dos iPods nano e shuffle, “Sugestões do Spotlight”, HomePod dá com a língua nos dentes e mais!

Posts Relacionados