Review: Affinity Photo para iPad é uma poderosa ferramenta para quem gosta de fotografia

Imagem de destaque

Um dos destaques da última Worldwide Developers Conference (WWDC), o Affinity Photo para iPad — herança do homônimo já bastante consagrado para Macs e PCs com Windows, desenvolvido pela Serif — é um belo exemplo de como um aplicativo pode tornar o iPad Pro o dispositivo principal para alguns profissionais.

Para quem gosta/trabalha com edição de imagens, aplicativos tradicionais como o Photoshop já vinham se apresentando como boas soluções para quem precisava trabalhar em iGadgets. Eu não sou o maior fã do modelo de assinatura da Adobe e quando um aplicativo, mesmo que com um valor mais elevado, vêm com a proposta de compra única e é algo que pode ser útil para mim, meus olhos brilham com a possibilidade de resolver essa necessidade de uma só vez.

Venho usando o iPad Pro — inicialmente no tamanho maior e agora na versão de 10,5 polegadas — em algumas situações como meu dispositivo principal. Analisando várias possibilidades, essa solução é muito interessante para pessoas que encontram aplicativos os quais atendem às suas necessidades sem um computador. O iOS 11, em fase beta, apresenta uma grande mudança no jogo, levando a experiência de uso do iPad para o que deveria ter sido desde o início!

Mas vamos falar sobre fotografia. O Affinity Photo para iPad foi desenvolvido exatamente nos mesmos pilares que o tornaram um sucesso para Mac. O pessoal da Serif buscou otimizar o app para suportar o hardware do tablet de forma completa, incluindo nisso suporte ao engine Metal, levando a performance ao maior nível possível.

Fomos exigentes na nossa estratégia para desenvolver a versão iPad do Affinity Photo. Cada ferramenta, painel e controle foi totalmente reinventado para uma otimização ao toque. Todos os ajustes, renderizações e efeitos de filtro são totalmente acelerados por hardware. O resultado é uma forma inovadora de interagir com as suas imagens, com um desempenho difícil de acreditar.

Corrija e melhore imagens com níveis, curvas, preto e branco, proporção de branco, HSL, sombras e realces, e mais de uma dúzia de outros ajustes que são visualizados instantaneamente e podem ser editados a qualquer momento. Ajuste, reajuste, e arraste e solte em qualquer camada, grupo, máscara ou em qualquer lugar em uma pilha para controlar a maneira como eles são aplicados.

Eu adoro o Apple Pencil — apesar de não ter talento para ilustrações — e a adição dele ao Affinity Photo leva a experiência de edição a níveis de precisão inéditos no iOS. O suporte a diversos tipos de imagem (incluindo RAW) e origem de arquivos, incrementam ainda mais o app.

Seletor do app Affinity Photo para iPad

Seletor do app Affinity Photo para iPad

Se filtros são o que lhe atraem em um aplicativo, você não irá se decepcionar: iluminação, desfoque, distorções, sombras, brilhos… o app apresenta total controle sobre todos os aspectos, com controles precisos e apresentação em tempo real do resultado. Outro destaque é a possibilidade de aplicação deles como camadas, permitindo que os efeitos sejam editados, apagados ou mascarados após terem sido implementados.

Filtros do app Affinity Photo para iPad

Filtros do app Affinity Photo para iPad

Outros destaques para o aplicativo incluem:

O Affinity Photo para iPad pode ir muito além da pura edição fotográfica. Além de ser capaz de lidar com camadas ilimitadas, você dispõe ainda de uma biblioteca completa composta por camadas de ajuste, efeitos de camadas e camadas de filtros dinâmicos. Também estão disponíveis ferramentas de texto com opções de tipografia avançadas e ferramentas de desenhos vetoriais. Todas as camadas podem ser agrupadas, recortadas, mascaradas ou mescladas para permitir a criação de composições especulares.

Outro ponto que merece destaque é a preocupação da Serif com quem não está familiarizado com o aplicativo. Eles criaram um vídeo de introdução bem completo, fotos explicativas e vídeos-tutoriais com destaque para algumas das ferramentas poderosas do Affinity Photo. Até disso, o botão ? também atua de forma brilhante para quem descobrindo o app. Basta tocar nele e todas os botões recebem uma etiqueta, identificando suas respectivas funcionalidades.

Algo que foi destacado na WWDC e que realmente chama a atenção pelos resultados é o recurso chamado Restauro, que possibilita a remoção de objetos indesejados em fotos.

Para utilizar o recurso, basta selecioná-lo na barra de ferramentas, ajustar o tamanho do pincel pelo Inspetor (ferramenta fundamental para dezenas de recursos do aplicativo) e pintar o item que deseja remover.

Imagine ter total e completa liberdade para edição gráfica no seu iPad! Pois não precisa mais imaginar: compre agora mesmo o Affinity Photo e tenha edição de imagem profissional no seu tablet! 😎


Ícone do app Affinity Photo

Affinity Photo

de Serif Labs

Compatível com iPads
Versão 1.7.0 (1.1 GB)
Requer o iOS 11.1 ou superior

R$ 59,90

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Prós

  • Compra única, sem assinaturas ou surpresas;
  • A melhor precisão já vista num app do tipo;
  • Performance incrível!

Contras

  • Travamentos e fechamentos repentinos com a Fototeca do iCloud;
  • Tamanho do aplicativo (1,34GB);
  • Tutoriais apenas em inglês.
NOTA
9,5
Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes