O melhor pedaço da Maçã.
Diversas notas de reais

Surge forte indício de que lojas e serviços online da Apple no Brasil passarão a ser cobrados em reais

Desde os primórdios da operação da Apple no Brasil — ao menos quando estamos falando de vendas de conteúdo online —, a empresa opera em dólares. Isso quer dizer que, se você adquirir um filme na iTunes [Movie] Store, assinar o Apple Music, comprar mais espaço no iCloud ou qualquer coisa do gênero, pagará em US$ em vez de em R$.

Publicidade

Há muito tempo se discute se a Apple passará a trabalhar com a nossa moeda local ou não; recentemente, Eddy Cue (vice-presidente sênior de softwares e serviços para internet) afirmou que o Apple Music passaria a ser cobrado em reais até o fim do ano. Caso isso aconteça, é plausível afirmarmos que não apenas o serviço de streaming musical da empresa mas absolutamente todo e qualquer tipo de conteúdo que hoje é comercializado em dólares passaria a ser vendido em reais. E há alguns dias surgiu um indício de que isso de fato poderá acontecer.

Nova empresa da Apple no sistema da Jucesp

Ao visitar o site da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) e fazer uma busca por “Apple”, é possível verificar o registo de uma empresa intitulada APPLE SERVICOS DE REMESSAS LTDA, registrada no mesmo endereço da Apple Brasil. A descrição da atividade econômica principal da empresa é: “atividades de cobranças e informações cadastrais” (código 8291-1/00).

Publicidade

Tal atividade econômica conta com as seguintes notas explicativas:

  • As atividades de cobrança de faturas e de dívidas para clientes e a transferência aos clientes dos pagamentos recebidos;
  • As atividades de compilação de informações, como históricos de crédito, de emprego, para empresas clientes;
  • O fornecimento de informações sobre a capacidade de endividamento de pessoas e de empresas a instituições financeiras, ao comércio e a empresas de outras atividades que necessitam avaliar a capacidade de crédito de pessoas e empresas.

Com base nisso, temos um forte indicativo de que estamos diante de uma empresa criada para que a Apple resolva burocraticamente as coisas a fim de vender conteúdo em reais no Brasil. Essa empresa poderia ter alguma ligação com o serviço Apple Pay, também, mas até por conta da indicação da Maçã de que o serviço ainda não chegará por aqui neste ano — e da declaração de Cue de que o Apple Music passará a ser cobrado em reais —, eu arrisco que não é este o caso (para a tristeza de muitos usuários que aguardam ansiosamente a chegada do serviço de pagamento móvel).

Nós já abordamos aqui no MacMagazine os prós e os contras de se cobrar em dólar/real. Resumidamente, com a mudança, os preços muito provavelmente subirão bastante; por outro lado, os Gift Cards (Cartões Presentes) poderão se tornar realidade em nosso país, possibilitando a compra de conteúdos sem a necessidade de se ter um cartão de crédito.

Publicidade

Veremos se isso realmente se concretizará.

dica do Thalisson Santos

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple libera as quintas versões beta do iOS 11, do macOS High Sierra 10.13, do watchOS 4 e do tvOS 11 [atualizado 2x]

Próx. Post

“iPhone 8”: sonho do Touch ID na tela parece estar morto; foto duvidosa mostra aparelho com sensor traseiro

Posts Relacionados