O melhor pedaço da Maçã.
Logo da Apple como impressão digital

Último relatório de transparência da Apple mostra salto nos pedidos governamentais relacionados a segurança nacional

Já há alguns anos, a Apple libera semestralmente um relatório revelando os números dos pedidos de governos e agências de segurança ao redor do mundo relacionados aos dados de usuários, dispositivos e contas do iCloud. O documento mais recente, referente ao primeiro semestre de 2017, foi divulgado hoje e mostra algumas tendências deveras intrigantes.

Publicidade

De acordo com o relatório, a Maçã recebeu, ao longo do período, 30.814 pedidos de governos ao redor do mundo, atingindo 233.052 dispositivos ao todo; destes, cerca de 80% dos requerimentos foram atendidos (mais precisamente, 23.856 deles). O número é ligeiramente inferior em relação ao índice do mesmo período do ano passado, quando 33.006 pedidos foram feitos à Apple — naquele período, entretanto, a empresa atendeu a apenas 72% dos requerimentos.

Analisando somente os Estados Unidos, um número que cresceu assustadoramente foi o de pedidos relacionados a segurança nacional — ou seja, requerimentos feitos dentro do programa FISA para investigação de ameaças terroristas e outros suspeitos internacionais. Foram feitos entre 13.250 e 13.499 pedidos desta natureza no primeiro semestre de 2017, um salto alarmante em relação aos 2.750 e 2.999 pedidos registrados na primeira metade do ano passado. Realmente, a influência do presidente Donald Trump pode ser sentida em lugares que nunca esperaríamos.

Em relação à nossa querida República Federativa, a Apple recebeu do Brasil 182 pedidos de dados envolvendo 1.511 dispositivos; destes, 137 requerimentos (ou 75%) foram atendidos. O número praticamente dobrou em relação ao mesmo período do ano passado — será que aqui, também, estaríamos sentindo os reflexos da nova(?) administração?

O relatório completo da Maçã pode ser lido através deste link [PDF] e, nesta página, é possível acessar todos os documentos anteriores acerca do tema.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ofertas do dia na App Store: Drop Flip Seasons, Super Mario Run, F1 2016 e mais!

Próx. Post

Filme da semana: compre “12 Horas para Sobreviver: O Ano da Eleição”, do diretor James DeMonaco, por US$3!

Posts Relacionados