O melhor pedaço da Maçã.

Apple promete consertar bug no recurso Alcançabilidade do iOS 11 que dificulta o acesso à Central de Notificações

Alcançabilidade

O iOS 11 chegou e, com ele, algumas limitações/bugs que chatearam a vida de muitos usuários ao redor do mundo. Uma delas — a ausência do gesto do 3D Touch para ativar o menu de multitarefa — já está sendo devidamente corrigida e voltará de vez no iOS 11.1; outras, entretanto, ainda não se sabe exatamente qual destino terão.

Publicidade

Por exemplo: alguns podem não conhecer o recurso Alcançabilidade (Reachability) do iOS, mas trata-se de uma função muito útil — especialmente para os donos de modelos Plus do iPhone — na qual toca-se (sem apertar) o botão de Início duas vezes seguidas para deslizar toda a interface do smartphone para baixo, permitindo que elementos no topo da tela sejam facilmente alcançados.

Alcançabilidade

Tradicionalmente, este recurso incluía também a Central de Notificações; ou seja, estando ele ativado, bastava deslizar o dedo de cima para baixo um pouco acima da “linha dos apps” (no meio da tela) para evocar suas notificações. No iOS 11, entretanto, isso mudou: agora, mesmo com a Alcançabilidade ativa, é necessário levar o dedo até o topo da tela para ver a Central de Notificações — o que não é muito bom do ponto de vista da usabilidade, já que esse é o gesto que exige mais “ginástica” dos dedos por envolver justamente o ponto mais alto da tela.

Publicidade

A Apple não se pronunciou sobre o motivo da mudança de comportamento da função, mas é fácil assumir que ele tem a ver com a mudança da Central de Notificações no iOS 11 que, agora, é basicamente uma réplica da Tela de Bloqueio do sistema — até o grande relógio centralizado e o papel de parede são os mesmos. O fato é que um leitor do MacRumors entrou em contato com o vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, perguntando se haveria alguma chance de se ver o comportamento restaurado ao seu status original.

A resposta de Craig foi curta e grossa: “Nós estamos consertando.”

O uso da palavra “consertando”, no contexto, diz um pouco mais do que a superfície mostra: claro, ele pode ter se expressado mal, mas aparentemente a mudança é mais um bug (ou algo que não foi previsto pela Apple) do que uma mudança deliberada por parte da Maçã que está sendo revista após pedidos dos usuários.

Bom, o fato é que os usuários do recurso Alcançabilidade não precisarão se chatear por muito tempo; só não se sabe ainda de quanto tempo estamos falando. A beta 2 do iOS 11.1 ainda não traz a correção do bug, mas é possível que uma futura versão de testes do update já trate dessa questão. Ou não — teremos que aguardar para ver.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple agora exige CPF/CNPJ em contas brasileiras da App Store e passa a aceitar cartões de débito [atualizado]

Próx. Post

BlackBerry Motion, sem teclado físico e com uma bateria monstra, é anunciado

Posts Relacionados