O melhor pedaço da Maçã.

Apple ganha classificação “B-” em avaliação de eletrônicos mais verdes do Greenpeace

Greenpeace Greener Electronics

Em mais uma pesquisa referente aos esforços de empresas para não prejudicar o ambiente, o Greenpeace publicou o seu Guide to Greener Electronics (Guia para Eletrônicos Mais Verdes), o qual classifica as práticas ambientais de 17 grandes empresas (incluindo Apple, Google, Amazon, Microsoft, Sony, Samsung, entre outras).

Publicidade

Parece que todos os esforços da Maçã realmente estão fazendo efeito; pelo menos nesta classificação que avaliou energia, consumo de recursos e produtos químicos, a Apple conseguiu uma das melhores notas! Ela ficou em segundo lugar, atrás apenas da Fairphone, que tem como objetivo principal criar dispositivos amigáveis para o ambiente com o mínimo impacto ambiental possível.

Greenpeace - Greener Electronics

A Apple ganhou “A” em esforços envolvendo energia sustentável (o que não é nenhuma novidade, já que existem na empresa diversas iniciativas com esse foco), “B” pelo uso de produtos químicos perigosos e “C” para consumo de recursos.

Publicidade

Juntando todos os quesitos, porém, a Maçã conseguiu “B-“, uma nota bem mais alta que as das outras gigantes como Microsoft (“C-“), Sony (“D+”), Google (“D+”), Samsung (“D-“) e Amazon (“F”). A melhor nota, conforme comentamos, foi da Fairphone (“A”).

De acordo com o Greenpeace, a Apple é a única empresa a estabelecer um objetivo de energia renovável tanto para as suas próprias instalações quanto para a sua cadeia de fornecimento, com vários de seus fornecedores tendo se comprometido a usar energia 100% renovável.

Apple Greenpeace nota

Algo que somente a gigante de Cupertino e o Google conseguiram fazer foi eliminar completamente a presença de cloreto de polivinilo (PVC) e de retardantes de chama bromados (BFRs) dos seus produtos.

Publicidade

Diversos quesitos da Apple foram elogiados pelo Greenpeace, porém nem tudo são flores. Em relação ao que ainda precisa melhorar, foi citada a “obsolescência planejada como um recurso de design”, afirmando que empresas como Apple, Microsoft e Samsung estariam entre as que “estão indo em uma direção errada” quanto ao design de produtos sustentáveis. Nesse quesito, HP, Dell e Fairphone foram aprovadas por criar produtos mais reparáveis e com componentes facilmente atualizáveis.

Todo o relatório do Greenpeace sobre a Apple pode ser lido neste arquivo em PDF.

Publicidade

De um modo geral, sabemos que ainda há uma estrada longa para trilhar, mas a nota recebida mostra que a Maçã está no caminho certo.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Apagou dados do iPhone sem querer? Saiba como recuperá-los, mesmo sem backup!

Próx. Post

Controle todas as suas assinaturas de serviços com o app Bobby para iPhone

Posts Relacionados