Projeto Titan: pequeno vídeo mostra de perto o atual hardware do sistema de carros autônomos da Apple

A essa altura do campeonato, não será mais surpresa para ninguém a informação de que a Apple está trabalhando num sistema para carros autônomos, internamente chamado “Projeto Titan”. O próprio Tim Cook já deixou isso bem claro e o único mistério que resta em relação ao projeto, naturalmente, é saber qual será sua encarnação no mundo real — se veremos a Maçã lançar o sistema para outras fabricantes, se haverá realmente um carro fabricado pela empresa ou… bom, qualquer outra possibilidade entre essas duas.

Um pequeno vídeo publicado hoje não responderá a essa ou nenhuma outra possível pergunta, mas pode nos dar algumas pistas de onde a Apple está querendo chegar. O engenheiro MacCallister Higgins, cofundador da empresa de táxis autônomos Voyage, postou no seu Twitter um breve clipe que mostra de perto o hardware utilizado pela Apple nas suas pesquisas para desenvolvimento do projeto. Deem uma olhada:

Vou precisar de mais que 140 caracteres para examinar o Projeto Titan da Apple. Eu o chamo de “A Coisa”.

“A Coisa” a que Higgins se refere, claro, é a enorme peça colocada em cima do carro que contém todo o aparato do sistema, entre várias câmeras com sensores especiais e muitos outros componentes que, juntos, assemelham-se a um supercomputador responsável por processar todos os dados que farão o carro em questão movimentar-se por conta própria.

Higgins ainda respondeu às perguntas de alguns seguidores, notando, por exemplo, que toda a unidade de hardware do Projeto Titan está localizada naquela peça no teto — isso coloca a Apple num patamar diferente de outras companhias testando tecnologias similares que, geralmente, colocam vários componentes do aparato no porta-malas do veículo. Isso significa que a Maçã pode facilmente testar seu sistema em vários carros apenas movendo a peça e, como diz o TechCrunch, pode apontar para uma direção em que a empresa venderia a tecnologia como um módulo adicional para carros já existentes.

No fim das contas, ainda teremos que aguardar sentados para saber se a Apple tem alguma chance de, um dia, ganhar as ruas como já ganhou as nossas casas (e as nossas cabeças). Será?

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes