O melhor pedaço da Maçã.

Apple estaria considerando descartar totalmente modems da Qualcomm nos próximos iGadgets

Qualcomm iPhone 7

A batalha da Apple com a Qualcomm na justiça certamente durará mais do que desejamos. Quando a Maçã dedurou a fabricante de chips por cobrar royalties altos demais, ela sabia que a relação das duas seria abalada e, por isso, esperou até que tivesse outra fonte para fabricar seus modems — no caso, a Intel.

Publicidade

Se ainda havia uma pequena esperança de que tudo iria se resolver e as duas empresas iriam brincar juntas no parquinho novamente, uma matéria do The Wall Street Journal veio para acabar com essa expectativa.

Isso porque a Apple estaria considerando criar novos iPhones e iPads que utilizem exclusivamente modems da Intel e talvez também da MediaTek, limando qualquer vestígio da Qualcomm de dentro dos seus próximos iGadgets.

Qualcomm iPhone 7

De acordo com fontes do WSJ, a Qualcomm estaria retendo o software que a Apple precisaria para testar os chips LTE em seus protótipos de iPhone e iPad desde o apelo da Maçã na justiça em janeiro deste ano. Todavia, a fabricante afirmou que os modems para os próximos aparelhos já estão “testados e liberados” para a Apple, seguindo seu compromisso de suporte para os dispositivos de 2018.

Publicidade

Se a Apple de fato descartar a Qualcomm, ela precisa de pelo menos mais uma fabricante além da Intel. A escolhida para substituir a gigante dos chips seria a MediaTek, uma fabricante de chips pequena, sediada em Taiwan. Nenhuma das duas, entretanto, teria chips tão rápidos quanto os da Qualcomm, que conseguem chegar a uma taxa de download de 1Gbps.

Por enquanto, é claro, nada ainda está definido. As fontes afirmaram que a Apple decidirá se descartará ou não a Qualcomm até, no máximo, junho de 2018 — aproximadamente três meses antes de os próximos iPhones serem lançados. Por outro lado, alguns disseram que seria difícil vermos uma mudança de fato a essa altura do campeonato, já que os aparelhos não estariam prontos para receber chips diferentes dos da Qualcomm (apesar de a nota parecer estranha pelo fato de modelos com chips Intel já aparecerem desde os iPhones 7).

Modem XMM 7560, da Intel

A briga está bastante acirrada, com ataques e contra-ataques dos dois lados, incluindo um apelo judicial da Qualcomm para que as vendas e a fabricação de iPhones na China sejam encerradas. Ainda assim, Tim Cook já afirmou que prefere que tudo se resolva com acordos do que em batalhas judiciais extensas.

Publicidade

Além disso tudo, não podemos esquecer que ventilam por aí rumores sobre a Apple estar criando os seus próprios modems para iPhones. Então, como sempre, ainda há muita água para rolar até a finalização dos aparelhos do ano que vem.

via TechCrunch

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Updates recentes na App Store: Google Assistente, apps da Readdle, Skype e mais!

Próx. Post

Mais três Macs passam a ser considerados obsoletos; MacBooks Pro com telas manchadas não terão mais extensão de garantia

Posts Relacionados