O melhor pedaço da Maçã.

Mozilla lança nova versão Quantum do Firefox com a missão de seduzir de volta os usuários do Chrome

Firefox 57 Quantum no MacMagazine

Há menos de dois meses, a Mozilla anunciou uma renovação para o Firefox — o navegador que, até uns sete anos atrás, era o favorito de todo mundo que não usava o Safari (no Mac) ou o Internet Explorar (nos PCs) e foi rapidamente suplantado pela besta formidável chamada Google Chrome. A ideia era tornar o browser mais leve e rápido, dissipando a imagem de “burro de carga emperiquitado” que o Firefox adquiriu nos últimos anos, e quem sabe conquistar de volta uma parcela do público que o abandonou.

Publicidade

Agora, a versão 57 do navegador — tão diferente que recebeu até um nome especial: Firefox Quantum — está oficialmente disponível para download.

YouTube video

A começar pelas melhorias de desempenho e performance, a Mozilla afirma que o novo Firefox utiliza 30% menos memória que o Chrome; a arquitetura de múltiplos processos permite que o conteúdo de cada aba seja carregada de forma independente (desta forma, caso uma das páginas abertas “quebre”, não é necessário reiniciar o navegador). Falando desta maneira, não parece que há nenhuma novidade — o Safari e o próprio Chrome já funcionam assim há anos. A diferença que a Mozilla promete aqui é um sistema inteligente de delegação de processos que junta múltiplas abas sob um mesmo “teto” e, assim, economiza memória.

Publicidade

Em termos de novidades visuais, a versão 57 do browser ganhou um banho de loja e está mais “plana”, limpa e quadrada, seguindo todas as tendências do design de 2017. Alguns recursos interessantes adicionados aqui incluem uma ferramenta nativa para tirar screenshots de páginas, uma biblioteca renovada de histórico e favoritos, e uma funcionalidade que diminui os pedidos de rastreamento dos sites visitados, aumentando a velocidade de carregamento das páginas. A versão também suporta a tecnologia WebVR, para sites que queiram entrar no mundo da realidade virtual.

É bom notar que, por conta das profundas mudanças, algumas das extensões para o navegador — aquelas escritas em XUL — deixaram de funcionar na nova versão e passam a ser chamadas de “Legacy Extensions”. O Firefox indicará ao usuário uma alternativa próxima para que ele não fique sem a funcionalidade.

O Firefox Quantum já está disponível para download para os usuários de macOS, Windows e Linux. Quem já tem o navegador baixado receberá a atualização automaticamente. Os que já testaram podem deixar suas experiências abaixo nos comentários e dizer: ainda há chance para a Raposa de Fogo reconquistar sua relevância?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Gangue em mobiletes rouba inúmeros produtos da Apple Regent Street, em Londres, em ação durante a madrugada

Próx. Post

Ofertas do dia na App Store: GeoMEMO, QuickKey, kubic, Podlive e mais!

Posts Relacionados