O melhor pedaço da Maçã.
Bandeira da Índia

Apple chega a acordo com governo indiano e ajudará na criação de um aplicativo anti-spam para o iPhone

Quantas vezes vocês podem dizer que já viram a Apple voltar atrás numa decisão e mudar de ideia, ainda que levemente? Não muitas, não é mesmo? Pois sentem-se que a história a seguir representa exatamente um desses raros (e curiosos) casos.

Publicidade

A história, contada pela Reuters, é a seguinte: com o problema do spam via SMS e chamadas telefônicas atingindo níveis insuportáveis na Índia (fico até imaginando se é pior do que aqui), o governo do país asiático resolveu entrar na questão com força total através de um aplicativo chamado Do Not Disturb. O app captura as informações de ligações e mensagens de texto recebidas pelo telefone, e o usuário afetado pelas propagandas indesejadas pode denunciar os números; as operadoras, então, são capazes de bloquear os spammers diretamente pelas informações recebidas do aplicativo.

O Do Not Disturb, que é uma iniciativa da Autoridade Regulatória de Telecomunicações da Índia (TRAI, equivalente à nossa Anatel), já está disponível para Android desde o ano passado. No caso do iPhone, entretanto — que continua vendo sua fatia de mercado aumentar no país —, as autoridades indianas depararam-se com um obstáculo bastante espinhoso: inicialmente, a Apple recusou-se a cooperar com a criação do aplicativo.

Há alguns meses, citando as políticas de privacidade da App Store, a Maçã afirmou que aplicativos de terceiros não poderiam capturar o registro de chamadas do telefone e abrir uma exceção para o governo indiano poderia criar um precedente indesejado. Agora, após críticas públicas do governo da Índia sobre a falta de cooperação da Apple, a empresa voltou atrás na sua decisão (ainda que parcialmente) e enviou alguns dos seus executivos para Nova Déli, onde foi anunciado que a empresa ajudaria o governo a desenvolver o aplicativo — mas com “funcionalidade limitada”.

Publicidade

Não está claro em que pontos esse app será “limitado”, mas um porta-voz da Apple confirmou que as APIs do iOS 11 permitirão que ele acesse, ao menos, as mensagens de texto recebidas pelo telefone para detectar possíveis spammers. Nada foi comentado em relação às chamadas telefônicas, entretanto.

Resta saber, agora, quando o aplicativo chegará à App Store da Índia — considerando o aparente tamanho do problema, eu diria que milhões de indianos donos de iPhones mal podem esperar.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Denise Young Smith, VP de inclusão e diversidade, está deixando a Apple; executiva da Deloitte assumirá o cargo

Próx. Post

Filme da semana: compre o documentário “Eu Não Sou Seu Negro”, narrado por Samuel L. Jackson, por US$3!

Posts Relacionados