Popularidade do jailbreak diminui ainda mais com o encerramento de dois dos maiores repositórios no Cydia

A cada nova versão do iOS, novos recursos surgem para os iGadgets. Ainda que o smartphone da Apple tenha ditado moda e chegado com uma proposta bastante nova quando ele foi lançado, o iOS iPhone OS, lá do início, era bem limitado se compararmos às últimas versões do sistema.

Para aqueles que não aguentavam esperar as atualizações anuais da Maçã, havia o que conhecemos como jailbreak, que abria o sistema para o submundo ilimitado de recursos, personalizações e aplicativos até mesmo antes de existir a App Store; por outro lado, essa prática violava o Acordo de Licença de Usuário e também anulava a cobertura da garantia do dispositivo.

Talvez você possa estar estranhando os verbos no passado, já que a possibilidade de realizar o jailbreak ainda existe. Mas, ao que tudo indica, ela já está com os dias contados. Isso porque dois dos principais repositórios no Cydia (que é basicamente uma loja alternativa de apps) anunciaram que vão cessar suas atividades.

iPhone com jailbreak rodando o iOS 6

iPhone com jailbreak rodando o iOS 6 | Imagem: New Atlas

Na semana passada, ZodTTD/MacCiti anunciou que fecharia o seu repositório e, ontem (23/11) foi a vez de ModMyi declarar o mesmo, aconselhando que, quem ainda precise, utilize o repositório BigBoss, uma das últimas famosas fontes do Cydia que ainda continua na ativa.

Analisando os acontecimentos, podemos chegar à conclusão de que o fechamento de dois dos maiores repositórios é resultado da diminuição do interesse em realizar o jailbreak, muito porque a maioria dos recursos como mais opções na Central de Controle, widgets na tela “Hoje”, gravação de tela e tantos outros já estão disponíveis nas versões mais novas do iOS.

Na mesma matéria da Motherboard sobre a “morte do jailbreakque citamos neste artigo, o criador da Cydia, Jay Freeman, afirmou que antes os jailbreakers tinham “recursos incríveis que quase eram o motivo pelo qual você possuía o telefone”, mas que agora se trata apenas de “menores modificações”.

Em 2010, a Apple já havia falado que o jailbreak “pode degradar gravemente a experiência com seus iPhones”, fazendo com que o aparelho fique “instável e não funcione de forma confiável”. Portanto, mesmo que a comunidade que seguia os lançamentos do jailbreak possa estar triste, certamente a Maçã deve estar exultante com isso.

Para quem ainda tem interesse, ainda existem locais de discussões sobre o tema no Reddit, no fórum do MacRumors e em diversos outros locais. Mas considerando que não há (ainda?) uma nova forma de fazer o processo no iOS 11, talvez possamos declarar de vez a sua morte.

E você, vai sentir falta? 😜

via MacRumors

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes