★ 40 editores de vídeo e fotos para usar no Mac ou no iPhone

Mesmo que computadores Windows e smartphones Android sejam a maioria e também suficientes para editar imagens e vídeos de qualidade, é inegável que os aparelhos da Apple se destacam no que diz respeito a trabalhar com imagem e vídeo.

Enquanto trabalhar no Mac garante maior performance — principalmente na renderização dos vídeos —, a câmera do iPhone também está se tornando muito interessante e gera fotos de grande qualidade. Se está procurando um novo software ou aplicativo para criar imagens e vídeos para seu trabalho como freelancer e ou simplesmente criar vídeos para redes sociais para ganhar mais seguidores no Instagram, confira abaixo nossa lista completa com 40 editores de vídeo e fotos para usar no Mac ou iPhone!

Editores de vídeo para Mac

1. iMovie

O editor de vídeo nativo do Mac. Permitindo trabalhar em uma gama variada de resoluções — inclusive 4K —, o iMovie também conta com uma ferramenta para construção de trailers, ideal para quem está produzindo algum tipo de produto digital — como jogos, filmes ou anúncios de produtos. Possui ferramentas simples e é uma boa opção para iniciantes, contando também com a possibilidade de compartilhar suas criações e edições diretamente para seu perfil nas redes sociais.

iMovie para Mac

2. Movavi

Descomplicado e funcional, o Movavi é um editor de vídeo para Mac que permite gravar diretamente pelo software, sem a necessidade de importar a gravação para então trabalhar nela. Durante a edição, o próprio programa auxilia o usuário a executar operações simples, como cortar trechos do vídeo, adicionar músicas e efeitos especiais, entre outros. Saiba mais e comece a usar o Movavi clicando aqui.

3. Soapbox

Não necessariamente um software para Mac, o Soapbox é uma extensão para o navegador Google Chrome que também funciona no sistema operacional. Ao clique de um botão, o usuário pode gravar a tela do PC e a imagem de sua webcam de maneira intercalada ou simultânea, podendo editar o vídeo em seguida. Também é ideal para iniciantes na edição de imagens e vídeos e pode ser baixada através do link.

4. Final Cut Pro

Um dos mais ágeis e fáceis de usar editores de vídeo para Mac. Com interface organizada, a curva de aprendizagem das ferramentas disponíveis é bastante curta, permitindo até mesmo a novatos fazer edições de qualidade após poucas horas explorando o software.

Assim como o iMovie, o Final Cut Pro também foi desenvolvido pela Apple, sendo uma solução paga e com mais funções que sua contraparte gratuita. Saiba mais sobre o Final Cut Pro em sua página na App Store.

5. Filmora Video Editor

Fácil de usar, o editor de vídeo da Wondershare também é uma boa opção para quem deseja investir em um software. Apesar de seu preço que pode ser considerado alto (US$60), o Filmora é fácil de usar, além de contar com bastante material educacional dentro do próprio aplicativo, sem que precise procurar no Google ou YouTube por tutoriais.

Filmora Video Editor

Entre as funcionalidades, podemos destacar a estabilização de vídeo, que corrige vídeos tremidos, uma biblioteca de textos e títulos para usar durante a edição e uma série de sobreposições e filtros próprios do software, entre outros. Conheça mais sobre o Filmora em sua página de aplicativo para Mac.

6. Cute CUT Pro

Um dos poucos editores de vídeo para Mac que permite ao usuário desenhar em cima dos vídeos, como se estivesse fazendo um Stories no Instagram. Além disso, é possível criar um filme apenas com os desenhos feitos no software, ou seja, o Cute CUT Pro também acaba por permitir que faça animações simples.

O aplicativo possui integração com o Dropbox e permite compartilhar sua criação diretamente no Facebook ou YouTube. Seu único revés é que ainda não permite a edição e gravação de vídeos em 4K, ficando limitado ao Full HD. Conheça mais do Cute CUT Pro acessando o link.

Cute CUT Pro

7. Jing

Destinado a fazer capturas ou gravações de tela, o Jing é um programa perfeito para fazer pequenas edições do que está fazendo no computador. Ele permite, por exemplo, gravar um pequeno vídeo ensinando como se usa um app, retocando alguns defeitos ou períodos de silêncio antes de publicá-lo em seu canal no YouTube ou a seu grupo de trabalho. O Jing é gratuito e pode ser baixado através do link.

8. Kap

Assim como o Jing, o Kap é uma alternativa para gravar sua tela e fazer pequenas edições. É um dos melhores aplicativos para criar conteúdo destinado a redes sociais, dada sua facilidade de criar GIFs e vídeos no formato MP4, ambos compartilháveis no Facebook ou Instagram. Baixe o Kap em seu site.

9. Video ToolBox

Uma das poucas opções de editor de vídeo que funciona direto do navegador. Porém, o Video ToolBox é um tanto limitado, permitindo a edição de vídeos de até 600MB. Fora isso, ele permite aos usuários exportar o vídeo em diversos formatos e a opção de incluir sua própria marca d’água às criações, além das opções comuns de mesclar ou cortar trechos do projeto. Clique no link para saber como funciona o Video ToolBox.

Video ToolBox

10. Camtasia Studio

Um dos mais completos editores de vídeo para Mac. Apesar de seu alto preço (US$199), ele permite a seus usuários criar e editar seus vídeos sem sair da tela de edição. É um dos melhores para gravar vídeos da tela de seu computador, além de contar com uma interface organizada e de fácil uso.

Isso torna o Camtasia uma opção viável até mesmo para alguém pouco familiarizado entender e navegar pelas funcionalidades sem maiores problemas. Conheça mais sobre o software em seu site, que oferece 30 dias de testes gratuitos para novos usuários.

Editores de vídeo para iPhone

11. Magisto

Um app gratuito para quem precisa editar vídeos no iPhone. O Magisto transforma fotos tiradas em sua câmera no iPhone em clipes curtos de vídeo, permitindo incluir trilha sonora para ser compartilhado nas redes sociais.

Ele também permite incluir outros vídeos a sequência e conta com diversos filtros e efeitos que podem ser aplicados antes de finalizar o trabalho. Clique no link para saber mais sobre o Magisto, que conta com planos gratuitos e pagos.

12. iMovie para iPhone

Apesar de nativo do Mac, o iMovie também conta com uma versão do software para o iPhone. A versão para smartphone permite usar o 3D Touch — disponível a partir do iPhone 6s — para começar novos projetos ou visualizar prévias de suas criações no app. No que se refere às ferramentas, o aplicativo traz opções de modelos, filtros e músicas para adicionar aos seus vídeos, além de efeitos como câmera lenta e tela dividida, entre outros.

Além disso, o iMovie do iPhone permite sincronização com a versão de Mac através do iCloud e também pode enviar suas criações para as redes sociais diretamente dele. Baixe a versão mobile do iPhone na App Store.

Usuário editando vídeo no iMovie com um iPad Pro

13. Perfect Video

Focado na edição e apresentação de slides em formato de vídeo. Ele permite reunir fotos e outros vídeos na composição de seus arquivos, além de permitir que crie vídeos quadrados para se ajustar ao formato do Instagram ou acelere e desacelere a exibição, entre muitas outras ferramentas.

O Perfect Video é gratuito, mas conta com recursos premium na versão paga, como a possibilidade de inserir Chroma Key ou ajustar cores e visualização em tela dividida. Clique no link para conhecer o Perfect Video.

14. Cute CUT

Versão mobile do software de edição mencionado na lista de editores para Mac, o Cute CUT também pode ser usado no iPhone e iPad. Assim como a edição para computadores, a mobile conta com a principal função do original, que é permitir que faça desenhos e pinturas em seus vídeos.

Ele permite que importe arquivos de vídeos e fotos para suas composições, além de 30 tipos de ferramentas para pintar junto a ferramentas comuns de edição. Baixe o Cute CUT para iPhone através do link.

15. Clipper

Com o propósito de auxiliar seus usuários a criar miniclipes a partir de arquivos de vídeo maiores, o Clipper pode ser uma boa opção para edição rápida ou criação de trailers de anúncio. Usá-lo é bastante simples: importe o vídeo, segmente os trechos que irá utilizar e escolha uma música disponível no acervo do app. Acesse o link para fazer pequenas edições de vídeo com o Clipper.

16. Splice

Um dos poucos editores de vídeo para iPhone compatível com vídeos feitos na GoPro, o Splice é considerado o app oficial para acertar detalhes de vídeos produzidos pela câmera. Através da tela de toque, usuários poderão recortar o vídeo, incluir transições e efeitos, além de aplicar filtros e ajustar cores de fundo, entre outros.

Se possui uma GoPro, recomendamos fortemente que baixe o Splice para o seu celular. Clique no link para baixar o Splice.

17. LumaFusion

Se a maioria dos apps de edição de vídeo para iPhone é voltado a usuários mais casuais que procuram criar vídeos para seus perfis nas redes sociais, o LumaFusion segue na direção contrária. Ele traz 3 trilhas de áudio e mais 3 trilhas de vídeo para seus trabalhos, além de prévias em tempo real.

Suas animações, filtros e transições também são de grande qualidade e voltado a profissionais na área de conteúdo em vídeo. Acesse o link para conhecer mais sobre o LumaFusion.

18. Quik

O Quik é outro aplicativo para iPhone destinado a usuários da GoPro. Ele permite selecionar até 200 de suas fotos e vídeos produzidos pela câmera em apenas um projeto. O aplicativo conta com um sistema que analisa as melhores imagens e momentos do vídeo, além de rostos para ajustar o foco da gravação.

Ele também conta com um acervo de até 80 músicas próprias para uso livre do usuário. Porém, também é possível importar seu acervo de músicas do iTunes ou do iCloud, também possibilitando que os use na produção de seu vídeo. Saiba mais sobre o Quik na App Store através do link.

19. LumaFX

Dos mesmos desenvolvedores do LumaFusion, o LumaFX é uma solução mais simplificada do aplicativo original, mais indicado para edições rápidas de vídeos no iPhone. Ele permite realizar pequenas correções a um vídeo, ajustando quando tiver pego o iPhone de maneira errada na hora da gravação e coisas como saturação, sombras ou aplicar um filtro, por exemplo. Clique no link para baixar o LumaFX.

20. Adobe Spark

Além do Photoshop, a Adobe também conta com uma boa solução para edição de imagens e vídeos no Mac. O Spark permite incluir diversos clipes de vídeo e áudio para edição, além de camadas de texto, perfeito para quem cria vídeos legendados.

Adobe Spark

Apesar de gratuito, o Adobe Spark deixa uma marca d’água em vídeos criados por ele, sendo removido apenas ao comprar a edição paga. Saiba mais sobre o Adobe Spark na App Store.

Editores de imagem para Mac

21. Fotos para Mac

Um aplicativo de edição de imagem simples e sem firula para Mac. Nativo do sistema operacional, ele não traz funcionalidades complexas e é uma opção atraente para quem está querendo começar o aprendizado na edição de imagens no Mac. Entre as funcionalidades, destacamos a sincronização com a iCloud e sua conta no Facebook, permitindo compartilhar suas criações diretamente do app.

Fotos para Mac

22. GIMP

O GIMP é um dos aplicativos de edição de imagem mais populares do mundo, rivalizando com o Photoshop. Por outro lado, o programa não é o mais indicado para quem está começando a editar fotos, já que não existem muitos manuais ou tutoriais oficiais sobre o uso do GIMP.

Esse tipo de material se torna necessário pois o GIMP conta com algumas ferramentas demasiado avançadas. Ainda assim, ele pode ser baixado gratuitamente através do link e conta com uma grande comunidade de usuários, que trocam dicas e macetes sobre o uso do programa.

23. Stencil

Um editor de imagens web, o Stencil pode ser acessado no link e é uma das melhores opções para quem trabalha exclusivamente com o objetivo de aumentar seu número de seguidores no Instagram. É um dos editores de imagem mais completos para usar no Mac, contando com um número extenso de ferramentas e modelos para se trabalhar em cima. Seu plano gratuito permite a criação de até 10 imagens por mês, com a opção de fechar assinatura paga.

Stencil

24. Adobe Photoshop

Sem diferenças da versão para Windows, o Adobe Photoshop é o aplicativo padrão para quem deseja editar imagens profissionalmente. O mais conhecido software traz as mesmas ferramentas já conhecidas, que permitem alterar suas fotos de maneira amadora através de funcionalidades simples como cortar, mover, ampliar ou rotacionar.

O aplicativo também traz ferramentas avançadas para profissionais, permitindo alterar cada mínimo detalhe de uma imagem. Se já teve curiosidade em aprender mais sobre essas funções, vale lembrar que a Adobe possui um canal no YouTube — em inglês — com diversos tutoriais sobre sua principal plataforma, disponível em seu site.

25. Canva

Acessível através dos navegadores web, o Canva é uma das principais opções para quem precisa criar imagens mas não tem conhecimento em softwares, como o próprio Photoshop citado anteriormente. Com mecânica de pegar e arrastar elementos, poderá editar e criar suas próprias imagens sem grandes problemas.

O Canva conta com um bom número de elementos e estilos para usar em suas imagens, além de contar com planos gratuitos e pagos, adequado a diferentes tipos de usuários. Clique no link para acessar e começar a testar o Canva, um dos melhores aplicativos de criação de imagens para redes sociais.

26. Pixelmator

Uma das melhores alternativas ao Photoshop para Mac com valor de assinatura mais em conta que o aplicativo da Adobe. O Pixelmator também traz ferramentas dedicadas à edição profissional de imagens, mas se destaca pelas opções de sincronização com o iCloud.

Pixelmator para Mac

Uma de suas particularidades é a possibilidade de continuar seu trabalho em sua versão para iPad, permitindo intercambiar seu trabalho entre o tablet da Apple e o computador. Clique no link para saber mais sobre o Pixelmator.

27. Affinity Photo

Também rivalizando com o Photoshop, o Affinity Photo confere aos usuários trabalhar com praticamente todo tipo de imagem, desde os simples JPG e PNG até formatos mais avançados, como RAW, TIFF e SVG. Outra grande vantagem é a possibilidade de também trabalhar com arquivos do Photoshop (PSD), tornando-o um substituto à altura caso não seja fã do editor da Adobe. Acesse o link para conhecer o Affinity.

28. Gliffy

Diferente da maioria dos programas mostrados nessa lista, o Gliffy é um aplicativo especializado na edição de infográficos, fluxogramas e diagramas, entre outros tipos de material semelhante. Funcionando a partir do navegador, é possível convidar outros usuários para trabalhar na edição de seus gráficos. Clique no link e comece a usar o Gliffy.

Gliffy

29. iPiccy

Outro aplicativo web para edição de fotos, o iPiccy possui três pilares principais: edição de fotos, montagem de colagens e design gráfico. Cada um desses pode ser acessado separadamente, permitindo tanto acesso a diversas ferramentas de edição ou um local para criar seus próprios efeitos e modelos para usar em seus trabalhos. O melhor de tudo: o iPiccy pode ser usado gratuitamente. Acesse a página do app e comece a usá-lo desde já.

30. BeFunky

Finalizando a lista de editores de imagem para Mac, apresentamos outro editor de imagens que pode ser usado através de navegadores. O BeFunky facilita a criação de imagens e colagens rápidas para publicação nas redes sociais, mas também conta com um módulo de design gráfico, útil para iniciantes. Clique no link para usar o BeFunky.

Editores de imagem para iPhone

31. Camera+

Expandindo as funções do app nativo de câmera do iPhone, o Camera+ é um aplicativo de fotografia fantástico. Ele permite controlar melhor a claridade de suas fotos, ajustando separadamente o foco e exposição da imagem. Além disso, o app possibilita flash frontal em iPhones onde a função não é nativa e traz mais efeitos que pode incluir nas fotos tiradas através dele. O app custa US$2,99 na App Store.

32. Adobe Photoshop Mix

Uma versão do software de edição de imagens mais popular do mundo, o Adobe Photoshop Mix é disponibilizado gratuitamente na App Store. Com funções similares às do app original, ele permite que corte e cole imagens uma em cima da outra, usando a clássica estrutura de camadas comum ao programa.

Uma das funções adicionadas recentemente ao aplicativo mobile é a possibilidade de incluir camadas em texto. Isso aumenta sua utilidade, sendo o aplicativo ideal para fazer pequenas alterações quando não estiver perto de um computador.

33. Path On

O Path On é um dos melhores apps para quem deseja incluir texto em suas fotos. Permitindo incluir palavras em quase todo tipo de formato — seja em um quadrado, retângulo ou até mesmo círculos —, o app traz cerca de 300 fontes que pode usar em sua escrita. Além disso, o Path On também conta com efeitos exclusivos que pode adicionar às suas fotos no iPhone ou iPad. Clique no link para saber mais sobre o Path On.

34. Prisma

O aplicativo mais popular para quem deseja transformar suas fotos em obras de arte. Editando suas fotos com estilos de artistas famosos, entre eles o mundialmente conhecido Pablo Picasso, entre diversos outros. Sem a necessidade de saber como editar fotos, o Prisma serve como uma opção divertida, inserindo efeitos difíceis de serem criados em um software de edição de fotos. Acesse o link para saber mais sobre o Prisma na App Store.

35. My Sketch

Funcionando de maneira similar ao Prisma, o My Sketch se diferencia por permitir que você mesmo crie suas próprias “obras de arte”. Através de 20 tipos de lápis, um usuário pode alterar suas fotos, imprimindo seu estilo à uma imagem tirada pela câmera do iPhone.

Através de seu algoritmo, o My Sketch auxilia os usuários a acertar o desenho, evitando tremidas ou pequenos acidentes durante o desenho, tornando-o amigável mesmo para quem não é artista profissional. Baixe o My Sketch acessando o link.

36. Perfect365

Perfeito para quem quer corrigir imperfeições em fotografias, o Perfect365 permite a seus usuários adicionar maquiagem virtualmente às suas fotos. Também é possível remover olheiras das fotos e usar cerca de 20 tipos de maquiagem virtual — como batons, delineadores e sombras, entre outros. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado diretamente na App Store.

37. Pixlr Mobile

Originalmente um aplicativo de edição de imagens para navegadores, o Pixlr se expandiu para os dispositivos mobile, contando com aplicativo para iPhone. Um app gratuito, ele permite a seus usuários remover imperfeições como olhos vermelhos ou manchas indesejadas.

Na edição de imagens, ele permite executar tarefas simples como mover elementos, cortar e redimensionar, além de usar a mesma estrutura de camadas do Photoshop, sendo facilmente usado por quem já está familiarizado com o software da Adobe. Clique no link para baixar o Pixlr em seu smartphone.

38. VSCO

Uma espécie de alternativa ao Instagram, o VSCO é uma rede social destinada a fotógrafos. A câmera de seu aplicativo possui mais qualidade que o app nativo do iPhone, sendo que ele conta com mais opções de filtros que a rede social que rivaliza. Além disso, também é possível realizar cortes nas imagens e publicá-las em outras mídias sociais. Veja mais sobre o VSCO em sua página na App Store.

39. Snapseed

Entre os mais populares apps para edição de imagens no iPhone. Sua popularidade se deve principalmente à facilidade no uso, que não requer conhecimentos de edição para ser usado. Mas essa simplicidade não significa que o Snapseed possui poucas ferramentas, muito pelo contrário.

Entre as principais, destacamos a possibilidade de alterar o nível de exposição, ajustar cor, além de tarefas mais simples como corte e redimensionamento. Seu acervo de filtros também vale a pena o download do aplicativo, disponível na App Store.

40. Enlight

Também considerado um dos melhores editores de imagem para iPhone, o Enlight agrada tanto a quem precisa fazer edições simples ou quem deseja algo mais artístico em suas criações. Entre as funcionalidades, o app conta com correção inteligente de fotos, ferramentas para inclusão de desenhos, bordas e texto e diversos efeitos, como filtros em preto e branco ou efeitos que simulam obras de arte — como visto no Prisma — ou transformando suas fotos em desenhos. Clique no link para conhecer o Enlight.

·   •   ·

Acesse o AppTuts para conhecer mais aplicativos para celulares, computadores e redes sociais!

Além de falarmos sobre aplicativos de edição de imagem ou vídeo, o AppTuts é um portal que traz tutoriais sobre redes sociais e recomendações de apps e jogos para dispositivos mobile e computadores. Para conhecer mais sobre o site, não deixe de visitar nosso texto com as 50 hashtags mais populares do Instagram!

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes