O melhor pedaço da Maçã.

Ainda pela China, Tim Cook fala confiante sobre a volta dos apps de VPN à App Store, suas fornecedoras no país e mais

Tim Cook na China durante o Fortune Global Forum | Imagem: Vivek Prakash/Fortune
Tim Cook na China durante o Fortune Global Forum

Em sua recente visita à China, Tim Cook apareceu em uma entrevista falando sobre a censura no país, suas fornecedoras por lá e mais.

Publicidade

Em julho, uma grande polêmica surgiu pelo mundo depois que a Apple retirou aplicativos de VPN1Virtual private network, ou rede de comunicações privada. da App Store chinesa. A discussão ficou por conta de que os apps ajudavam a burlar a censura de sites e apps no país, sendo, portanto, tidos como uma ameaça para o governo. Então, o mundo apontou os dedos para a Maçã, afirmando que ela teria cooperado com as autoridades.

Tim Cook na China durante a Fortune Global Forum.
Tim Cook na China, durante o Fortune Global Forum | Imagem: Vivek Prakash (Fortune)

Na época, Cook explicou exatamente a razão de a empresa ter feito isso e, agora, durante o Fortune Global Forum, em Guangzhou, o CEO2Chief executive officer, ou diretor executivo. pareceu bastante confiante de que os apps voltarão para onde não deveriam ter saído, conforme noticiou a Reuters:

Minha esperança ao longo do tempo é que alguns apps que foram retirados, voltem. Eu tenho uma grande esperança e estou otimista em relação a isso.

Depois da aparição de Cook na World Internet Conference, o senador Patrick Leahy, que questionou a iniciativa da Apple anteriormente, falou agora à CNBC afirmando que “a Apple tem oportunidade e obrigação moral de promover a livre expressão e outros direitos humanos básicos em países que normalmente negam esses direitos”. Ele continuou: “A Apple é claramente uma força para o bem na China, mas também acredito que ela e outras empresas de tecnologia devem continuar a se posicionar contra a repressão chinesa sobre a livre expressão.”

Publicidade

Partindo para assuntos mais brandos, durante o Forum, Cook ainda falou sobre como a China tem se desenvolvido cada vez mais e está muito diferente do país em desenvolvimento que visitou há 25 anos.

Tratando especificamente sobre a mão de obra chinesa, que costumeiramente sabemos que é mais barata do que em outros locais, Cook reiterou algo dito anteriormente sobre o interesse da empresa ser mais nas “habilidades” dos trabalhadores do que no custo em si:

Há uma confusão em relação à China. A concepção popular é que as empresas vêm para a China por causa de baixos custos de trabalho. Não tenho certeza para qual parte da China eles vão, mas a verdade é que a China deixou ser um país com baixo custo trabalhista há uns anos. Do ponto de vista das fornecedoras, esse não é o motivo para vir para a China, mas sim por causa da habilidade.

Além das polêmicas — e mesmo a Apple tendo apenas 15% do mercado chinês de smartphones (o que, para ela, já representa bastante financeiramente) —, o CEO afirmou que “não poderia estar mais feliz” com as vendas do iPhone X no país.

Publicidade

Com essa visita, talvez a Maçã consiga aumentar ainda mais sua popularidade por lá, quem sabe?

via MacRumors, AppleInsider

Notas de rodapé

  • 1
    Virtual private network, ou rede de comunicações privada.
  • 2
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple lança Search Ads Basic, uma opção mais básica de anúncios na App Store para desenvolvedores menores

Próx. Post

Ofertas do dia na App Store: Apollo. Extreme Space Flight, Pic Scanner Gold: Scan Photos, Kiwi for Gmail e mais!

Posts Relacionados