Saudades do jailbreak? É possível que logo surja uma solução para o iOS 11, com a ajuda do… Google! [atualizado 2x]

Imagem de destaque

Como já noticiamos algumas vezes, o jailbreak está morrendo. Mas ainda que agonizante, surgiu a boa notícia: alguém está trabalhando em uma solução para isso focada no iOS 11, com a ajuda do… Google!

De acordo com a Motherboard, o “dispositivo de computação mais seguro do planeta” não recebe mais opção de jailbreak pois mesmo que ainda haja pesquisadores de segurança hackeando o iOS, os bugs achados são tão raros que a solução é vendida aos interessados por mais de um milhão de dólares! Por esse motivo, não existem versões públicas de jailbreak para o iOS 11 atualmente. Mas isso pode mudar.

O engenheiro Ian Beer é um especialista em iOS do chamado Project Zero, do Google. Esse projeto tem como intenção exclusiva encontrar bugs em softwares de outras empresas e obteve sucesso em várias pesquisas, no passado. Por isso, a comunidade do jailbreak ficou em polvorosa depois que Beer publicou uma mensagem bastante peculiar no Twitter:

Se você estiver interessado em iniciar a pesquisa de segurança do kernel do iOS 11, separe um dispositivo somente para pesquisa, mantendo-o no iOS 11.1.2 ou anterior. Parte I (tfp0) em breve.

Como Beer pede no tweet que os aparelhos sejam mantidos em uma versão antiga do iOS, isso provavelmente significa que o erro explorado já deve ter sido corrigido pela Apple nas versões recentes. Analise você, agora, se esse não é um fato interessante: de acordo com o último relatório de vulnerabilidades corrigidas e relatadas à Apple, 5 das 15 foram apontadas por Beer!

A Motherboard explicou que “tfp0” significa “task for pid 0”, ou um “kernel task port”, que daria controle sobre o núcleo do sistema operacional. Contudo, se baseando na reação do engenheiro às respostas daqueles que acham que receberão um jailbreak completo, o site afirmou que talvez isso não vá acontecer. Só que, como sempre, a partir do momento que existe uma brecha, existe a possibilidade de explorá-la ao máximo e conseguir acesso completo.

Marco Grassi, um pesquisador que fez jailbreak para o Keen Lab, da Tencent, disse que, a partir da vulnerabilidade de Beer, “definitivamente será possível fazer um jailbreak completo, especialmente para [iPhones] 6s e anteriores”.

Com essa notícia, vários outros pesquisadores já estão se preparando para quando Beer de fato divulgar a sua descoberta.

Então, se você estava esperando um jailbreak para a nova versão do iOS, fique ligado nas comunidades sobre o assunto — logo deve pipocar algo relacionado a isso! E, é claro, não saia da versão 11.1.2.

via 9to5Mac

Atualização, por Eduardo Marques 11/12/2017 às 19:15

iOS 11.1.2, agora com a mais depuração de kernel: https://bugs.chromium.org/p/project-zero/issues/detail?id=1417#c3

Conforme prometido, Beer divulgou as informações para que interessados possam ter o total controle do núcleo do sistema operacional. Ele disse, ainda, que tudo deve funcionar em todos os aparelhos (ainda que não tenha testado pessoalmente).

via 9to5Mac

Atualização II, por Eduardo Marques 12/12/2017 às 10:59

Veja você: foi confirmado que o exploit liberado por Beer funciona também no tvOS 11.x, permitindo o jailbreak em Apple TVs 4K!

Quem confirmou tudo foi Jonathan Levin, CTO da Technologeeks e autor do livro “MacOS and iOS Internals”. Ele afirmou ainda que a sua ferramenta para jailbreak será expandida para suportar a plataforma — e a LiberTV receberá uma atualização.

via iClarified

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes