Processos julgando um suposto roubo de propriedade intelectual envolvendo a Apple e uma empresa chinesa são mais velhos e comuns que andar pra frente, mas geralmente nós vemos a Maçã no banco da acusação — e não no dos réus, que é o caso de hoje.
A marca de roupas chinesa Kon, fundada em 2009, entrou com um processo contra a Apple afirmando que a gigante de Cupertino roubou o seu logo com a estreia da nova App Store — como bem se sabe, o iOS 11 trouxe uma loja de aplicativos totalmente renovada e com um novo ícone, mais abstrato e minimalista. O problema é que as duas marcas — a da App Store e a da Kon — realmente se parecem bastante. Deem uma olhada:
Tirando as diferenças de cores e de abordagem (o logo da Kon é constituído somente de linhas retas e superfícies duras, enquanto a Apple adotou um visual mais curvilíneo e com sombras), é inegável que há uma semelhança bastante evidente aqui. A Kon afirma que o triângulo da sua marca representa os “ossos de um esqueleto que simbolizam o poder sobre a morte” — o que não faz sentido nenhum, mas não é a pseudofilosofia que está em jogo aqui, não é mesmo?
A ação será julgada pelo Tribunal de Pequim nas próximas semanas, com base na lei chinesa de direitos autorais. A Kon exige que a Apple faça uma retratação pública pela suposta cópia e pague os danos trazidos pela ação, mas teremos que esperar para ver o fim dessa história.
O que vocês acham? Foi uma cópia na cara dura, inspiração um pouco acima do aceitável ou uma mera coincidência? Deixem seus palpites logo abaixo.