Junto ao iOS 11.3, o mundo está recebendo a versão 1.5 do ARKit, a nova menina dos olhos da Apple. Nós já falamos sobre as (muitas!) novidades da atualização neste post, mas que tal checarmos agora algumas demonstrações práticas de novas possibilidades que ela traz?
Comecemos com o desenvolvedor Tim Field, que mostra uma melhora significativa na tecnologia no que se refere à identificação de superfícies verticais ou irregulares. O reconhecimento da lareira, em particular, é bastante interessante:
New in iOS 11.3 – vertical & irregularly shaped surfaces with #ARKit pic.twitter.com/z54OuiIxuv
— Tim Field (@nobbis) 24 de janeiro de 2018
Novo no iOS 11.3 — superfícies verticais & irregulares com o
#ARKit
A desenvolvedora Ubicolor, do seu lado, já tratou de demonstrar uma aplicação prática para a nova funcionalidade. Vejam essa parede magicamente transformar-se num buraco mágico e pensem no que os criadores de jogos podem fazer com essa tecnologia:
So I've been playing with the new ARKit wall detection today…what do you think?#arkit #madewitharkit #augmentedreality #iOS113 #arkit15 #ar #AugmentedReality pic.twitter.com/J9tj6sJf9S
— Ubicolor™ (@ubicolorapps) 25 de janeiro de 2018
Então eu estava brincando com a nova detecção de paredes do ARKit hoje… o que vocês acham?
#arkit #madewitharkit #augmentedreality #iOS113 #arkit15 #ar #AugmentedReality
Que tal, então, um protótipo de jogo utilizando a nova versão da plataforma em que monstros esquisitos com tentáculos brotam da parede? Essa foi a ideia delirante da desenvolvedora Lauri:
Made a weird ass #GGJ18 game Creature-z this weekend with @tristan_damron, @marknerys and @ericklind using #ARkit verticalPlane detection. Big up to @PIGSquad for hosting 🤙 pic.twitter.com/BKRdhVKHvq
— lauri (^ー^)ノ (@lingoded) 29 de janeiro de 2018
Criei uma estranhíssima Creature-z do jogo
#GGJ18
esse fim de semana com @tristan_damron, @marknerys e @ericklind usando a detecção de planos verticais do#ARKit
. Valeu ao @PIGSquad por hospedar 🤙
Já o desenvolvedor Mohammad Azam preferiu demonstrar o novo recurso de reconhecimento de conteúdo bidimensional, como fotos, rótulos e códigos de barra, com uma ferramenta bem interessante: ao apontar a câmera para o pôster de um filme, a tecnologia reconhece o elemento e começa a exibir o trailer da produção automaticamente. Imaginaram as possibilidades na prática?
The Future of Movie Posters. ARKit 1.5 image detection and reference images. #ARKit #AugmentedReality pic.twitter.com/ruVxMCQtD3
— azamsharp (@azamsharp) 30 de janeiro de 2018
O futuro dos pôsteres de filmes. Detecção de imagem e referência de imagens no ARKit 1.5.
#ARKit #AugmentedReality
Como eu disse acima, o ARKit 1.5 também é capaz de reconhecer códigos de barra — e Azam também demonstra essa capacidade num conceito ainda bem simples (apenas o tipo do produto aparece em cima do seu código), mas que pode ser expandido para todo tipo de aplicação por parte de lojas e supermercados:
In ARKit 1.5 reference images can be any image. Including barcodes!!!! #ARKit #AugmentedReality pic.twitter.com/8fwJTcSoRo
— azamsharp (@azamsharp) 31 de janeiro de 2018
No ARKit 1.5 as imagens de referência podem ser qualquer tipo de imagem. Incluindo códigos de barras!!!
#ARKit #AugmentedReality
Que tal, então, um aplicativo de museu que detecte a obra para a qual a câmera está sendo apontada e exiba suas informações na tela do smartphone? Essa é a demonstração do desenvolvedor Romain Derrien:
#arkit image detection 1st try: success! As @Apple said, great feature for museums. Now I need content for 2300 paintings @NationalGallery pic.twitter.com/1m3LZVVCfJ
— Romain Derrien (@LondonRom) 28 de janeiro de 2018
Primeira tentativa de detecção de imagem do
#ARKit
: sucesso! Como disse a @Apple, é um ótimo recurso para museus. Agora eu preciso de conteúdo para 2.300 pinturas @NationalGallery
Falando em museus, outra demonstração da ferramenta de detecção de paredes vem do desenvolvedor Jason Nelson, que usou o recurso para posicionar quadros digitais em paredes. Os curadores de museus moderninhos devem estar lacrimejando neste momento:
O melhor eu deixei para o final. Saquem só que loucura essa demonstração do desenvolvedor Abhishek Singh: o ARKit detecta a existência de uma janela no plano vertical (no caso, a parede) e, com isso, faz com que um pássaro virtual voe para dentro do ambiente e caminhe pelo chão. Incrível!
Look what flew in through my window today… #ARKit pic.twitter.com/MFYYQlBjP4
— Abhishek Singh (@shekitup) 31 de janeiro de 2018
Vejam o que voou pela minha janela hoje…
#ARKit
Mal posso esperar para ver o que o futuro do ARKit nos reserva. Se a evolução já foi tão visível em menos de um ano, imaginem o que veremos no iOS 12!
via MacRumors