Uma nova pesquisa da TrendForce, que compreende as vendas globais de notebooks em 2017, mostrou que, apesar de a Apple estar desagradando em alguns aspectos (por exemplo, MacBooks Pro com poucas portas), a empresa continua crescendo nesse ranking.
Comparando as vendas de 2017 com as do ano anterior, a pesquisa revelou que a Apple conseguiu alcançar uma parcela de mercado de 9,6%, contra os 8,3% de 2016. Isso permitiu que ela passasse à frente da ASUS, se tornando agora a quarta maior fornecedora de notebooks do mundo.
De acordo com a firma, os MacBooks Pro lançados em junho de 2017 ajudaram a Maçã a aumentar em 18% as vendas em todo o ano, o que representou, supostamente, a maior taxa de crescimento entre todas as marcas de notebooks. Lembrando que esses números são apenas estimativas feitas pela firma, já que a Apple não divulga exatamente suas vendas de acordo com os modelos de Macs.
As líderes em vendas continuam sendo, respectivamente, a HP (24,3% do mercado), a Lenovo (20,2%) e a Dell (15,2%). E, enquanto estas marcas seguem com uma grande variedade de notebooks, a Apple lidera principalmente com o mercado high-end e tem uma margem de lucro consideravelmente maior do que as demais.
No total de vendas no ano de 2017, juntando todas as fabricantes, a TrendForce chegou ao número de 164,7 milhões de unidades vendidas, um aumento de 2,1% ano a ano. Para 2018, a firma aposta que as seis primeiras posições juntas representarão 89,1% do total, e a Apple continuará em quarto lugar, chegando a uma parcela de mercado de 10,4%, enquanto as vendas totais da indústria poderão ser de 163,8 milhões.
via MacRumors