iPhone trava ao receber mensagem com caractere indiano; bug já foi corrigido no iOS 11.3 [atualizado 2x: iOS 11.2.6 vem aí]

Não tem jeito. Parece que é simplesmente impossível acabar com esse tipo de bug no iOS. Já vimos problemas similares acontecendo inúmeras vezes. Na mais recente, comentada por nós há menos de um mês, um link malicioso travava o Mensagens tanto no iOS quanto no macOS — esse problema foi corrigido no iOS 11.2.5.

Pois, nesta semana, um novo foi descoberto. Ao receber um caractere específico, o iPhone simplesmente trava e bloqueia o acesso a apps como Mensagens, Twitter, WhatsApp, Facebook Messenger, Outlook e Gmail (a depender de onde recebeu a mensagem).

A notícia foi compartilhada pelo site italiano MobileWorld [Google Tradutor] e corroborada pelo The Verge, que confirmou o problema num iPhone rodando o iOS mais recente.

Outro bug do iOS está travando iPhones e desativando o acesso ao iMessage. www.theverge.com/2018/2/15/17015654/apple-iphone-crash-ios-11-bug-imessage

Conforme podemos ver nos vídeos acima, basta receber o tal caractere indiano (língua telugo1) que a SpringBoard2 trava. Se você receber a mensagem no app Mensagens, por exemplo, não conseguirá mais abri-lo já que ele ficará tentando carregar o tal caractere sem sucesso. Aparentemente, a única maneira de recuperar o acesso ao app é pedir para alguém enviar alguma outra mensagem e tentar excluir a conversa que contenha o tal caractere. Eu usei o exemplo no Mensagens mas, conforme falei acima, diversos apps sofrem com esse mesmo bug — e em alguns o problema pode ser bem mais difícil de se resolver.

Ainda segundo o The Verge, o bug parece já ter sido corrigido no iOS 11.3. O único porém é que essa nova versão do sistema ainda deverá demorar um pouco para ser lançada, então, até lá, teremos que “conviver” com isso.

Por essas e outras é que o iOS 12 tem tudo para vir mesmo focado em polimentos e melhorias gerais…

Atualização 15/02/2018 às 13:59

O bug também afeta o macOS High Sierra 10.13.3 mas, assim como no caso do iOS, já foi corrigido na ultima versão beta do macOS 10.13.4.

via MacRumors

Atualização II 15/02/2018 às 18:40

Conforme falamos, o bug já foi corrigido tanto nas últimas versões beta do iOS 11.3 quanto do macOS 10.13.4. Contudo, levando em consideração que essas atualizações ainda deverão demorar um bom tempo até chegarem às mãos de usuários de iPhones/iPads e Macs, a Apple confirmou ao The Verge que pretende lançar uma correção para o problema antes da liberação de tais updates.

Ou seja, preparem-se para o iOS 11.2.6 — e para alguma atualização de segurança do macOS.

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes