“Unsane”, filme de Steven Soderbergh inteiramente gravado com iPhones, estreia no Festival de Berlim; equipe conta detalhes da experiência

Já falamos aqui sobre “Unsane”, novo filme do célebre diretor Steven Soderbergh inteiramente gravado com iPhones — na época, entretanto, o projeto ainda estava em pós-produção e não havia muitas informações ou sequer um trailer para ser mostrado.

Agora, a história é outra: o filme já teve sua première no Festival de Berlim, onde equipe e elenco se reuniram numa coletiva de imprensa e compartilharam alguns pontos da experiência (quase) inédita de realizar uma produção de grande porte trocando as câmeras enormes e os pesados equipamentos de áudio pesados por um simples smartphone. Quem informa é a Reuters.

Pôster de "Unsane", filme de Steven Soderbergh totalmente gravado num iPhone

Pôster oficial de “Unsane”

Soderbergh, vencedor do Oscar e da Palma de Ouro em Cannes, reiterou comentários realizados no último mês e afirmou que o processo foi tão libertador que será difícil para o cineasta voltar ao esquema tradicional de câmeras e microfones. Segundo o diretor, a grande diferença de filmar com iPhones é a natureza “direta” da experiência — não é preciso fazer buracos na parede ou prender câmeras no teto, tornando o processo muito mais natural e propício ao exercício de ideias.

O espaço agora entre a ideia e a execução da ideia está diminuindo e isso significa que você pode tentar mais ideias, então eu gostaria de ter tido esse tipo de equipamento quando eu tinha 15 anos.

Apesar disso, nem tudo são flores: Soderbergh lamentou a suscetibilidade do iPhone a pequenas vibrações, que forçaram o diretor a implementar várias soluções — físicas e digitais — que corrigissem o problema.

O ator Joshua Leonard, por sua vez, afirmou que a experiência de filmar com iPhones é extremamente benéfica para quem está na frente das câmeras pois não é necessário esperar horas para que todos os ajustes de equipamento sejam realizados — os atores simplesmente vão direto do ensaio para a gravação, sem interrupções.

De acordo com Leonard, o método também favorece performances mais naturais, por um motivo óbvio: todos nós já estamos acostumados com iPhones em nossas caras a todos os momentos, ao contrário de uma enorme câmera com lente maior que a nossa cabeça. “Isso realmente minimizou qualquer auto-consciência sobre o processo de fazer um filme”, disse o ator.

“Unsane” apresenta-se como um thriller psicológico sobre uma mulher (Claire Foy, da série “The Crown”) que se vê presa num manicômio contra a própria vontade e sente a presença próxima de uma figura que a persegue. O filme ainda não tem data de estreia no Brasil, mas chegará aos Estados Unidos daqui a um mês, no dia 23 de março. Você pode conferir o trailer logo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Uq_mL1Xib-w

Curtiram?

via Daring Fireball

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes