Apple dá dicas para evitar cair em golpes de phishing com emails falsos de seus serviços


Infelizmente, as tentativas de roubo de informações sensíveis de usuários, também conhecidas como phishing, têm crescido cada vez mais e ficando ainda mais elaboradas. Com emails bastante parecidos com os reais, os phishers tentam se passar pela Apple e enviar emails para enganar as pessoas, a fim de coletar/roubar dados importantes.

Para ajudar os usuários na distinção entre emails legítimos e falsos, a Apple atualizou a sua página de suporte1 sobre como identificar emails oficiais do iTunes, citando também emails de seus outros serviços, como o iCloud, a App Store, a iBooks Store ou o Apple Music.

Tentativa de phishing com email falso da App Store

Tentativa de phishing com email falso da App Store

Apesar de a imagem acima parecer um email oficial da Maçã, ela ilustra bem como um email falso pode se assemelhar bastante a um original. Entretanto, a Apple alerta que emails de compra legítimos sempre contêm o endereço atual de cobrança, algo a que os phishers não têm acesso.

Além disso, é preciso notar que emails legítimos nunca irão pedir informações do tipo CPF, nome de solteira da sua mãe, número completo do cartão de crédito ou — principalmente — seu código de segurança.

Caso você receba algum email pedindo que os dados da sua conta ou de pagamento sejam atualizados, não clique em nenhum link dentro do email; acesse seus dados diretamente no app Ajustes (pelos seus dispositivos iOS) ou no iTunes (no Mac ou PC).

Se você receber um email suspeito, encaminhe-o imediatamente para reportphishing@apple.com e, se alguma vez você cair no golpe e enviar as suas informações a algum site ilegítimo, atualize a senha do seu ID Apple o quanto antes.

Esse tipo de ataque não é novo e, certamente, continuará aparecendo — por isso, todo cuidado é pouco. Além de todas essas dicas, lembre-se sempre de checar também o próprio endereço de email que lhe enviou a mensagem, pois é fácil distingui-lo dos endereços reais. E essas dicas valem não só para emails vindos da Apple, como para qualquer serviço de banco, lojas e mais. Apenas fique atento!

via MacRumors

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: