Vivo anuncia o fim do serviço TU Go; futuro das chamadas via Wi-Fi na operadora é incerto

Há pouco mais de dois anos, a Vivo passou a oferecer um serviço pra lá de interessante aos usuários dos seus planos pós-pagos com o app Vivo TU Go. Nele, era possível realizar ou receber chamadas, bem como trocar SMS1, através de redes Wi-Fi — ou seja, caso o local em que você estivesse apresentasse sinal de celular ruim, não haveria problema em utilizar o serviço conectado a uma rede de banda larga.

A plataforma também era particularmente útil para usuários em outros países, viajando: bastava conectar-se a uma rede Wi-Fi para fazer ligações e mandar mensagens como se eles estivessem no Brasil, sem pagar por roaming ou taxas adicionais. Quando o iOS 9 trouxe nativamente o recurso de chamadas Wi-Fi, o Vivo TU Go o incorporou com bastante eficácia, permitindo que as ligações e mensagens fossem trocadas nos respectivos apps nativos do iPhone para esses propósitos. Funcionava.

Bom, aparentemente não mais: a Vivo está enviando mensagens para os seus clientes informando que o Vivo TU Go será desativado no dia 31/3, deixando uma grande parcela de usuários incertos quanto ao futuro das ligações Wi-Fi na operadora.

Fim do Vivo TU Go num iPhone X

Screenshot: Tiago Freitas | Imagem: Placeit

Na verdade, a morte já era esperada por parte dos usuários, considerando que o aplicativo já havia sido retirado da App Store há alguns meses — basta ver essa discussão nos fóruns da operadora. A maioria dos clientes que tem o app baixado no telefone, entretanto, pode utilizar o serviço normalmente, o que não acontecerá mais a partir do próximo mês.

Ninguém sabe exatamente se a Vivo está efetivamente descontinuando o serviço de chamadas e SMS via Wi-Fi ou se está simplesmente finalizando o suporte ao seu aplicativo e vai continuar prestando o serviço por meio da opção nativa do iOS; o MacMagazine entrou em contato com a operadora e a única resposta que obtivemos foi de que os usuários do Vivo TU Go seriam migrados para uma nova plataforma, chamada Voz Wi-Fi, com “as mesmas funcionalidades”. Este novo serviço, entretanto, não aparece no site da Vivo e não parece ter sido anunciado oficialmente em nenhum canal, então não podemos falar sobre suas funcionalidades ou mesmo comprovar a sua existência, neste momento.

No comunicado enviado ao MacMagazine, a Vivo afirma ainda que os usuários do TU Go podem ainda fazer uso do aplicativo (atualmente em beta) Meu Vivo Mais, que permite a realização de chamadas e envio de SMS dentro do app; esta solução, entretanto, não substitui completamente a oferecida anteriormente, já que nela não é possível receber ligações ou mensagens.

Vamos ver como essa história há de se desenrolar. Voltamos a qualquer momento com novas informações.

dica do Pedro Huback

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes