O melhor pedaço da Maçã.
Site da Swift num MacBook

Pesquisa: Swift empata com Objective-C na 10ª posição em ranking, com o crescimento “mais rápido já visto”

Sabemos que os esforços da Apple para tentar disseminar a programação no mundo é grande, alcançando inclusive cegos e pessoas com baixa visão (através do programa Everyone Can Code).

Publicidade

Dentro da iniciativa, é claro, a Maçã utiliza a sua própria linguagem de programação, a Swift, para ensinar os alunos a programar. Mas, ao que parece, não é só a empresa que vê vantagens na sua própria linguagem.

A RedMonk, uma firma de análises focada em desenvolvimento, constatou que a Swift foi a linguagem que cresceu mais rápido até agora, tendo quase quatro anos de existência e já conseguindo alcançar o Top 10 na indústria.

Confira o ranking completo abaixo:

Publicidade

1. JavaScript
2. Java
3. Python
4. PHP
5. C#
6. C++
7.CSS
8. Ruby
9. C
10. Swift
10. Objective-C
12. Shell
12. R
14. TypeScript
14. Scala
16. Go
17. PowerShell
18. Perl
19. Haskell
20. Lua

A Swift está agora juntinho na lista com a Objective-C, em décimo lugar no ranking. Está certo que a nova linguagem da Apple tem interessando bastante desenvolvedores que programam para dispositivos da Maçã (como iPhone, Apple Watch, Mac ou até mesmo aplicativos web), mas a velocidade com que ela tem crescido espantou até a RedMonk, que declarou ter sido o maior crescimento visto desde que a firma iniciou esses rankings, em 2011.

A Objective-C conquistou muito público pelo crescimento do iOS, mas agora parece que sua Era está, aos poucos, passando, sendo substituída pela sua sucessora, a Swift.

Publicidade

O aprendiz agora é o mestre. Tecnicamente, isso não é inteiramente verdade, já que a Swift apenas empatou com a linguagem que ela substituiu – a Objective-C – em vez de ultrapassá-la. Ainda assim, é difícil ver esta corrida como algo que não seja uma passada de bastão.

O suporte da Apple para a Objective-C e as consequentes oportunidades que foram criadas pela plataforma iOS mantiveram a linguagem em posições altas basicamente sempre que realizamos esses rankings. Mesmo que a Swift crescesse em uma velocidade incrível, a história da Objective-C a manteve à frente da sua sucessora. Em algum momento, no entanto, as trajetórias teriam que se cruzar, e a corrida deste trimestre foi a primeira vez em que isso aconteceu.

Em um mundo onde é incrivelmente difícil invadir o Top 25 do ranking de linguagens, muito menos o Top 10, a Swift conseguiu concluir a tarefa em menos de quatro anos. Continua a ser um fenômeno de crescimento, mesmo que a sua capacidade de penetrar no lado do servidor não atinja as expectativas.

Os rankings da RedMonk mostram, basicamente, o interesse dos desenvolvedores nas linguagens com base em perguntas feitas sobre elas por desenvolvedores utilizando o Stack Overflow — além de olhar também para o número de projetos usando cada linguagem no GitHub.

Como afirmam, a intenção não é verificar estatisticamente o uso real das linguagens, mas sim olhar para as discussões sobre elas a fim de ter uma noção sobre as potenciais tendências de adoção no futuro. Sendo assim, algumas linguagens podem ser ainda utilizadas em maior escala hoje, mas talvez o cenário se modifique bastante daqui a algum tempo. E é isso que esse ranking mostra.

via WIRED

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple patrocina show gratuito de Anderson .Paak em Londres, apresentado por Dr. Dre

Próx. Post

Apple é considerada a marca com ligação mais “íntima” entre usuários americanos

Posts Relacionados