Dicionário Oxford Escolar é um bom app para brasileiros que estão aprendendo inglês e precisam de uma fonte confiável

Quem já nasceu na era digital não tem ideia o que é não saber o que significa alguma coisa e ter que ir à biblioteca consultar enciclopédias ou dicionários pesados e empoeirados para sanar alguma dúvida e obter conhecimento.

Mas não estou querendo ser saudosista — aliás, é uma verdadeira dádiva ter a internet na palma das nossas mãos. Entretanto, quando se tem um mar de possibilidades, é difícil saber quais fontes são verdadeiramente confiáveis.

Em se tratando de aprendizado de línguas, ainda existem ótimos dicionários físicos que mantêm a qualidade há muitas décadas. Este é o caso do dicionário da Oxford, que além de ter uma versão física do seu dicionário de inglês para brasileiros, agora também tem um app próprio chamado Dicionário Oxford Escolar.


Ícone do app Oxford Learner’s Dictionaries

Oxford Learner’s Dictionaries

de Oxford University Press

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.3 (96 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app Oxford Learner’s DictionariesScreenshot do app Oxford Learner’s DictionariesScreenshot do app Oxford Learner’s DictionariesScreenshot do app Oxford Learner’s DictionariesScreenshot do app Oxford Learner’s Dictionaries

Uma das etapas importantes – e que nunca tem fim, na verdade – no aprendizado de línguas é a aquisição de vocabulário. Afinal, nem os nativos de uma língua sabem todas as palavras do idioma, por isso dicionários são necessários.

Quanto às informações, sabemos que os dicionários da Oxford são bastante completos e confiáveis. Cada vocábulo apresenta a palavra mais aproximada a ela no outro idioma (seu significado), assim como exemplos, conjugação de verbos, pronúncia tanto americana quanto britânica e, às vezes, até imagens.

O que diferencia este app dos demais do mesmo segmento é a forma como ele permite que organizemos o vocabulário aprendido. Isto é, na aba “Favoritos” existe a possibilidade de criarmos pastas por assunto — ou por sons, o que você preferir, na verdade — dentro do app e, assim, criarmos uma base de dados com as palavras de maneira personalizada. Também é possível exportar essa lista, porém — infelizmente — o arquivo gerado é em HTML e somente mostra realmente uma lista, sem o significado ou coisa do tipo. Bem que poderia ser, pelo menos, uma tabela para facilitar a criação de glossários (desenvolvedores, fica aqui a dica de uma estudante de tradução).

Na aba “Dicionário” é bastante fácil pesquisar um novo vocábulo, e você pode alternar o idioma (inglês para português ou vice-versa) apenas tocando no título. Na parte direita superior, você também pode navegar pelo histórico de termos pesquisados.

Ainda é possível, pelo app, gravar a tua fala para verificar se você está se aproximando da pronúncia nativa ou não. Entretanto, você só poderá reproduzir e se ouvir logo após que grava; quando você sai da página, a gravação some (não fica guardada no app).

No final das contas, o Dicionário Oxford Escolar vai facilitar a vida de quem está aprendendo inglês, ajudando com uma fonte segura. Você pode baixá-lo gratuitamente na App Store e testar alguns vocábulos, porém é preciso fazer uma compra de R$64,90 para acessar todo o dicionário (pouco mais de 200MB). O valor, que parece salgado para um app, acaba compensando bastante se pensarmos que ele funciona offline também e que você não vai precisar ficar andando para cima e para baixo com um volume físico — que, na verdade, é ainda mais caro.

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes