O melhor pedaço da Maçã.

Instagram leva Modo Retrato às massas com o recurso Focus; Nametags devem chegar em breve

Novo recurso Focus do Instagram

O Instagram já está anunciando mais novidades ao seu (cada vez mais gigantesco, talvez inconvenientemente) portfólio de ferramentas — uma das quais, aliás, já destacamos aqui quando se tratava apenas de um rumor.

Publicidade

A rede social de fotos está oficializando o Focus, um Modo Retrato próprio feito de forma totalmente digital — ou seja, sem depender de soluções óticas como as câmeras duplas dos iPhones Plus, ou dotadas de sensores especiais, como a câmera TrueDepth do iPhone X. Em outras palavras, é o Modo Retrato que todos podem usar: no caso do iPhone, todos os modelos a partir do 6s são compatíveis, tanto nas câmeras traseiras como nas de selfie.

Novo recurso Focus do Instagram

Claro que, por ser um recurso digital, ele é mais suscetível a falhas e imperfeições que as soluções híbridas; ainda assim, nas imagens liberadas pelo Instagram e em testes realizados rapidamente aqui, por este que vos escreve, os resultados foram bem satisfatórios — o fundo ficou consistentemente desfocado e o objeto principal foi corretamente selecionado, mesmo considerando elementos desafiadores como cabelo.

O Focus pode ser encontrado no seletor abaixo do botão de disparo da sua câmera do Instagram, entre os recursos Boomerang e Superzoom. Ele está disponível na versão 39.0 do app, já disponível na App Store e no Google Play — que também traz como novidade “adesivos de menção”, ou nada mais que adesivos (presentes na bandeja de edição das suas histórias) onde você marca outros usuários e posiciona o elemento da forma que quiser na sua composição.

Mais informações sobre os Nametags

O Nametags é um recurso que também já destacamos num post anterior, mas apenas como uma descoberta remota de um desenvolvedor; agora, ainda que a ferramenta não tenha sido oficializada (até o momento), mais imagens e informações sobre ela foram divulgadas pelo TechCrunch.

Novo recurso de Nametags do Instagram

Em boa tradição Instagramiana, o novo recurso nada mais é que uma cópia dos Snapcodes trazidos pelo Snapchat há mais de dois anos; ou seja, temos aqui uma espécie de código QR estilizado que o usuário gera e torna-se uma forma simples de outras pessoas o adicionarem, somente apontando a câmera para o elemento.

Novo recurso de Nametags do Instagram

No Instagram, o recurso vive como um ícone na barra superior do seu perfil; acessando-o, é possível personalizar sua Nametag com emojis, selfies e figurinhas — seu nome de usuário sempre fica no meio da tela, em destaque. Nessa tela, também, é possível tocar na opção de scanner para apontar a câmera do seu celular para outra Nametag e adicionar o usuário em questão.

Publicidade

Assista a uma demonstração:

Publicidade

YouTube video

A ideia é que a ferramenta simplifique o processo de adicionar um amigo e seja utilizada por marcas e perfis famosos, que podem estampar seus códigos em meios de comunicação para interação máxima.

O Instagram confirmou ao TechCrunch que está trabalhando no recurso, mas não especificou uma data de lançamento ou sequer se ele está confirmado para chegar à rede — portanto, aguardemos.


Ícone do app Instagram
Instagram de Instagram, Inc.
Compatível com iPhones
Versão 328.1.3 (279.9 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Curtiu o wallpaper que aparece no iPhone 8 (PRODUCT)RED? Então baixe-o aqui!

Próx. Post

Apple produzirá seriado baseado na série “Fundação”, de Isaac Asimov; showrunner deixa série com Jennifer Aniston

Posts Relacionados