O melhor pedaço da Maçã.

Rumor: macOS 10.14 poderá ter um Modo Escuro completo [atualizado]

iMac no escritório | Placeit
Modo Escuro no OS X/macOS

O Guilherme Rambo não para! Desta vez, ele veio com uma descoberta envolvendo o macOS 10.14 (cujo codinome, claro, ainda é um mistério).

Publicidade

O desenvolvedor brasileiro ficou curioso com o fato de que o iPhone 5s poderá rodar o iOS 12 e resolveu investigar um pouco mais o código-fonte do WebKit (motor por trás do Safari tanto no iOS quanto no macOS) para ver se existia mais alguma coisa ali sobre possíveis novidades relacionadas a produtos da Apple. E ele achou.

Modo Escuro no OS X/macOS
iMac no escritório | Placeit

Novos códigos implementados em março sugerem (ou seja, não é nada certo, apenas indicam a possibilidade) que o macOS 10.14 terá algum tipo de Modo Escuro (Dark Mode) em todo o sistema — não apenas no Dock e na barra de menus, como existe hoje. Segundo Rambo, o código em questão foi desenvolvido para adaptar a renderização de um site pelo WebKit com base na aparência efetiva do aplicativo. As aparências são o caminho pelo qual o macOS pode alterar o visual dos componentes da interface do usuário (como botões e listas) de acordo com os ativos fornecidos pelo sistema.

A verdade é que já existe uma aparência de Modo Escuro no macOS desde o El Capitan (10.11). Todavia, ele é usado apenas quando desenvolvedores optam por deixar o app assim de forma explicita — nós inclusive já mostramos aqui imagens de como o sistema fica ativando isso.

Código do macOS 10.14 indicando um possível Modo Escuro

Não há referências diretas a um Modo Escuro, mas a razão mais provável para a existência de uma API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. como essa é a chegada dele — algo desejado por muitos usuários, não só do iOS como também do sistema operacional desktop da Maçã.

Assim, torçamos!

via 9to5Mac

Atualização, por Rafael Fischmann 21/04/2018 às 09:44

O Rambo foi além e de fato compilou o WebKit de forma que ele não faça verificação da versão do sistema operacional, a fim de testar o que descobriu acima.

Publicidade

Vejam só:

Publicidade

Baita indício, hein! 😉

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Confira dois produtos que podem melhorar a vida de usuários do Magic Mouse

Próx. Post

Adeus, Allo? Google anuncia novo serviço de mensagens com o pretexto de acabar com o SMS

Posts Relacionados