O melhor pedaço da Maçã.
Produtos em exposição numa loja da Apple

Mesmo com queda na demanda, empresas veem crescimento do valor de venda de smartphones

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa alemã GfK, foi registrado durante o primeiro trimestre deste ano uma queda na demanda mundial de smartphones, com um total de 347 milhões de aparelhos vendidos — 2% a menos que a quantidade verificada durante o mesmo período do ano passado.

Publicidade

Ainda assim, o preço médio de venda de smartphones (average selling price, ou ASP) registrou um aumento surpreendente, superando 21% durante o primeiro trimestre. Apesar da queda na demanda de aparelhos, as empresas verificaram aumento no valor das receitas em 18% ao ano, somando quase US$130 bilhões durante os últimos três meses.

Para Arndt Polifke, expert em telecomunicações, este ano começou com um cenário bem diferente daquele visto no último trimestre de 2017, quando a demanda por smartphone bateu recordes.

Em comparação, durante o primeiro trimestre de 2018, houve uma queda global dos números desse consumo, mas talvez isso não represente surpresa nenhuma, já que estamos alcançando o ponto de saturação do mercado. Por outro lado, consumidores estão escolhendo modelos mais caros a fim de possuir as últimas novidades em tecnologia dos dispositivos. Como resultado, o preço médio de venda cresceu incríveis 21% ao ano, alcançando US$374.

Esse fato vai contra o que era comentado sobre a tendência dos consumidores de optarem por modelos mais baratos em comparação a modelos flagship. Inclusive, falamos sobre a pesquisa da CIRP que trazia um aumento da vendas nos iPhones 8 e 8 Plus em vista das vendas do iPhone X. Nenhuma das duas pesquisas estão erradas; o contraste entre essas informações indica que os resultados variam de acordo com a localização, já que a pesquisa da CIRP é realizada apenas nos EUA, enquanto que a GfK analisa dados coletados mundialmente.

Publicidade

No Brasil, os dados cruzados pela empresa indicam que a demanda por smartphones caiu cerca de 4%, atrás apenas do Chile, que registrou uma queda de 18%. Para a América Latina como um todo, a GfK prevê que a demanda por aparelhos irá crescer apenas 4% este ano, devido às quedas registradas nos dois países.

O cenário mundial apresenta informações bem variadas, as quais mostram crescimento e queda tanto da demanda por smartphones, quanto no valor das receitas:

  • Crescimento no valor de venda: 26% na Europa Ocidental, 29% nas Europas Central e Oriental, e 16% na Coreia do Sul. Na Ásia emergente1Bangladesh, Índia, Indonésia, Camboja, Malásia, Myanmar, Filipinas Tailândia e Vietnã. e na China, as porcentagens de crescimento no valores de vendas não foram citados.
  • Queda na demanda por smartphones: 2% na Europa Ocidental, 2% na América do Norte, 6% na China, 4% na Índia e 3% na Coreia do Sul.

Ainda há muita água para rolar em 2018, claro. Acompanharemos.

via AppleInsider

Notas de rodapé

  • 1
    Bangladesh, Índia, Indonésia, Camboja, Malásia, Myanmar, Filipinas Tailândia e Vietnã.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Updates recentes na App Store: Netflix, Snapseed, Twitterrific 5, Prizmo 3 e mais!

Próx. Post

Jogo Harry Potter: Hogwarts Mystery é lançado mundialmente para iOS e Android!

Posts Relacionados