O melhor pedaço da Maçã.
Shutterstock.com
Segurança

Criado por um ex-funcionário da NSA, app Do Not Disturb avisa se alguém tiver acesso físico ao seu Mac

Nesse mundo de ataques virtuais cada vez mais furtivos, é fácil esquecer que a forma mais fácil de alguém invadir seu computador é estando fisicamente com ele por um minuto que seja — especialmente se estamos falando de Macs, cujo firewall é quase impenetrável mas não têm muitas táticas para resistir a um ataque presencial porque, bom, a segurança baseada em mágica ainda não foi inventada.

Publicidade

Pensando nisso, o ex-funcionário da NSA Patrick Wardle criou o aplicativo Do Not Disturb, que avisa usuários do Mac de possíveis ataques físicos ou tentativas de violação presencial do computador.

A inspiração para a criação do utilitário veio após um encontro, digamos, suspeito que Wardle marcou no Tinder enquanto estava em Moscou (Rússia). O especialista em segurança acredita que foi atraído para longe do seu quarto de hotel enquanto outro agente invadia o cômodo para implantar algum agente malicioso no seu Mac — esse tipo de ataque, aliás, é popularmente conhecido como “evil maid” (camareira malvada), justamente por ser muito facilmente executado por camareiras de hotel.

Com o DND, esse tipo de ataque fica mais fácil de ser detectado. Caso o utilitário identifique algum tipo de tentativa de violação, notificará o usuário imediatamente na próxima vez que ele usar o Mac; mais útil ainda é o aplicativo para iOS, que avisa ao usuário em tempo real de qualquer abertura de tampa do computador — como a grande maioria dos ataques requer uma máquina ligada e ativa, o aviso é útil para impedir possíveis invasões antes que elas aconteçam. O app permite que o usuário tire uma foto do invasor pela webcam do Mac, desligue a máquina imediatamente ou comece a gravar a atividade da tela, tudo remotamente.

Publicidade

Confira um vídeo de demonstração:

YouTube video

O Do Not Disturb para Mac pode ser baixado gratuitamente, enquanto o adicional para iOS funciona por meio de assinaturas; o acesso custa US$1/mês ou US$10/ano, com um período de testes de uma semana. Legal, não?

Publicidade

Desculpe, app não encontrado.

via WIRED

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mural MM, edição XX

Próx. Post

Renders mostram bem como deverá ser a pegada de um “iPhone X Plus”… com três câmeras?!

Posts Relacionados