O melhor pedaço da Maçã.
Crianças usando iPhone

Saiba como ativar o controle parental no iOS e entenda melhor como ele funciona

É fundamental entender que as crianças estão cada vez mais adaptadas às tecnologias e não é a pouca idade que impede os pequenos de realizarem algumas ações que muitos adultos por aí sentem dificuldade. Logo, pensando na segurança e na tranquilidade de toda a família, a Apple tem nos seus sistemas operacionais algumas opções de controles parentais.

Publicidade

No iOS, esse controle se dá através do recurso “Restrições”. Entenda melhor abaixo como ele funciona.

Como ativar as restrições no iOS

  1. Para ativar as restrições em iPhones/iPads, vá em Ajustes » Geral » Restrições;
  2. Toque em “Ativar Restrições”;
  3. Crie um código de acesso (ele será requisitado toda vez que você acessar o recurso).

Restrições do iOS

É importante não perder o código de acesso das restrições. Caso o esqueça, será necessário apagar todo o conteúdo do iPhone para criar uma nova combinação. Recuperar o dispositivo de um backup também não possibilita que o código seja recuperado, então fique atento!

Como controlar o download de apps e compras nas lojas

Uma vez ativado o recurso, é possível ver uma série de aplicativos e funcionalidades nativas do sistema que provavelmente estarão marcados como permitidos, incluindo Safari, Câmera, Siri e Ditado, FaceTime, AirDrop, CarPlay, etc. Caso não seja interessante a criança ter acesso a qualquer um desses apps/recursos, basta desmarcá-los nessa lista.

Publicidade

Tal app/função será apenas desativado, e não apagado do iPhone/iPad. Ou seja, os aplicativos não poderão ser acessados pela Tela Inicial do aparelho e qualquer atividade que pedir o uso do app inibido não será permitida.

Outros aplicativos/recursos que são possíveis desativar no iOS incluem:

  • iTunes Store
  • Perfis e Publicações (no Apple Music)
  • iBooks Store
  • Podcasts
  • Instalar Apps
  • Apagar Apps
  • Compras Dentro do App

Restrições do iOS

O “Compras Dentro do App” é uma alternativa à função “Pedir para Comprar”, que existe dentro do Compartilhamento Familiar, no qual menores de 13 anos precisam ter uma ID Apple para especial (que não é tão completo quanto o tradicional). Outra opção, caso você não queira desativar por completo as compras internas, é exigir sempre uma senha (será necessário desativar a opção do Touch ID/Face ID para a iTunes Store) toda vez que um download de conteúdo for iniciado.

Como restringir quais sites podem ser visitados

De volta às restrições, outra garantia de segurança é dada pela função que limita os conteúdos online acessados pelo Safari. É possível adicionar sites específicos ou usar a opção de limitar o conteúdo adulto através dos filtros de conteúdo da Apple. Para isso, vá em Ajustes » Geral » Restrições » Site e escolha a opção desejada.

Como restringir o tipo de conteúdo por idade

Você também pode decidir que tipo de conteúdo pode ser consumido no iPhone/iPad ao configurar restrições para cada tipo de mídia: música, podcasts, notícias, filmes, programa de TVs, livros, apps, etc. Isso quer dizer que você pode, por exemplo, permitir apenas que filmes com uma certa classificação indicativa possam ser baixados no aparelho.

Como controlar os ajustes de privacidade

Para evitar que a criança acesse funcionalidades do dispositivo (como localização, câmera e microfone) em determinados sites ou aplicativos, você pode simplesmente inibir o acesso a tais funções. São diversos recursos que devem ser analisados pelo responsável, entre ajustes de privacidade e outros.

Publicidade
  • Serviços de Localização: bloqueie os ajustes para permitir que apps e sites usem a sua localização;
  • Contatos: impeça que apps usem as informações dos seus contatos;
  • Calendário: impeça que apps usem as informações dos seus calendários;
  • Lembretes: impeça que apps usem as informações dos seus lembretes;
  • Fotos: impeça apps de solicitar acesso às suas fotos;
  • Compartilhar Localização: impede que a sua localização seja compartilhada no app Mensagens e no Buscar Meus Amigos;
  • Entre outras opções.

É bom lembrar que, caso alguma função ou aplicativo do dispositivo não possa ser acessada, é provável que seja por conta das restrições. Se for o caso, basta apenas voltar a permitir o acesso àquele recurso para que ele funcione normalmente.

Como controlar as mudanças nos ajustes do aparelho

Você pode ainda restringir que o seu filho mude as configurações da conta registrada no aparelho, dos dados celulares, da atualização em segundo plano, do limite do volume estabelecido e mais!

·   •   ·

Vale a pena passear pelas muitas opções que estão disponíveis na área Restrições — sem dúvida algo ali será útil para você deixar o iPhone/iPad do seu filho mais de acordo com a filosofia de uso da sua família. 😊

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Android Things finalmente chega à versão 1.0 para bater de frente com o HomeKit, da Apple

Próx. Post

Como aumentar/diminuir o tamanho das fontes no iPhone, no iPad e no iPod touch

Posts Relacionados