O melhor pedaço da Maçã.
App Store

Aplicativos que compartilham a sua localização com terceiros estão sendo removidos da App Store

Periodicamente, a Apple faz um tipo de faxina na sua loja virtual a fim de tirar os aplicativos que não estão de acordo com alguma das muitas regras impostas por ela. Nesta semana, mais uma foi colocada em prática.

Publicidade

Segundo informou o 9to5Mac, a Maçã está removendo da App Store os aplicativos que compartilham informações de localização com empresas terceiras — informando ao desenvolvedor/à empresa que o app em questão infringe duas regras das Diretrizes de Revisão da App Store.

Legal – 5.1.1 e Legal 5.1.2

O aplicativo transmite dados de localização do usuário para terceiros sem o consentimento explícito do usuário e para fins não aprovados.

Tais desenvolvedores/empresas precisarão remover qualquer código, estrutura ou SDK1Software development kit, ou kit de desenvolvimento de software. relacionado à violação antes de reenviar o aplicativo para ser aprovado na App Store.

Ainda segundo o 9to5Mac, tal atitude da Apple tem a ver com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR, General Data Protection Regulation) da União Europeia — uma nova legislação que enrijece os deveres das empresas que coletam dados pessoais.

Publicidade

É fácil imaginar então que os apps em questão não estão fazendo o esforço necessário para informar usuários sobre o que acontece com seus dados. Não adianta apenas pedir permissão, é preciso explicar exatamente por que a empresa está compartilhando tais dados com outras. Além disso, a Apple também está em cima de apps que estejam compartilhando esses dados com outros fins que não relacionados à melhoria da experiência do usuário.

A Apple finalmente decidiu começar a impor diretrizes sobre a venda de dados de localização

via @jeromep1970

A única confirmação pública — até agora — dessa nova limpeza na App Store veio desse tweet acima; contudo, o 9to5Mac afirmou que recebeu relatos privados de outros desenvolvedores.

Notas de rodapé

  • 1
    Software development kit, ou kit de desenvolvimento de software.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Nova sequência de caracteres trava o app Mensagens no iPhone; saiba como resolver

Próx. Post

Angela Ahrendts (chefona das lojas da Apple) entrará para o conselho de diretores da Ralph Lauren

Posts Relacionados