O melhor pedaço da Maçã.

Vivo suspende o recurso de chamadas pela internet (Vivo Voz WIFI) até julho

Vivo Voz WIFI temporariamente indisponível

Em março passado, a operadora Vivo anunciou o fim do belo serviço TU Go. Para quem não lembra ou não faz ideia do que se tratava, com ele era possível realizar ou receber chamadas, bem como trocar SMS, através de redes Wi-Fi — ou seja, caso o local onde você estivesse apresentasse sinal de celular ruim, não haveria problema em utilizar o serviço conectado a uma rede de banda larga.

Publicidade

O TU Go também era ótimo para viagens: bastava se conectar a uma rede Wi-Fi para fazer ligações e mandar mensagens como se estivesse no Brasil, sem pagar por roaming ou taxas adicionais. E como a Vivo utilizava um app para fazer isso, você poderia ainda trocar o chip do seu iPhone por um local (para ter internet) e ainda assim fazer/receber ligações pelo seu número brasileiro pelo TU Go. Era uma mão na roda, sem dúvida!

Mas, como eu disse, o serviço foi descontinuado. Se por um lado isso foi ruim, por outro a Vivo passou a suportar o recurso nativo do iOS chamado Ligações Wi-Fi (Wi-Fi Calling), que tem basicamente o mesmo intuito (realizar ligações pela internet, ignorando cobranças de roaming e outras possíveis taxas). Na teoria, já seria um “downgrade” do TU Go pois o Ligações Wi-Fi cobre apenas ligações — as trocas de mensagens SMS ficam fora, sem falar na possibilidade que o TU Go oferecia de trocar o chip do iPhone. Mas a verdade é que o Ligações Wi-Fi, ao menos na Vivo, nunca nem funcionou como deveria e diversos clientes tiveram problemas para conseguir habilitar o recurso.

E mostrando que de fato existe algum problema, a operadora suspendeu o Vivo Voz WIFI até julho, como informou hoje o Tecnoblog.

Vivo Voz WIFI temporariamente indisponível

O serviço Vivo Voz WiFi está temporariamente indisponível para realizar e/ou receber chamadas via Wi-Fi. Com previsão de restabelecimento para julho.

Se o serviço voltará mesmo a funcionar em julho, ninguém sabe. A parte chata disso é que o meio do ano normalmente é um período de férias escolares e muita gente aproveita para viajar. Sem falar, é claro, na Copa do Mundo — que acontecerá de 14/6 a 15/7. Clientes da Vivo que viajarem para a Rússia ficarão boa parte do evento sem poder usar o Ligações Wi-Fi — isso, é claro, levando em consideração que o recurso voltaria a ser disponibilizado no dia 1º de julho, algo que não foi dito pela Vivo (eles apenas colocaram “julho” como prazo, podendo ser qualquer dia do mês).

Vamos torcer para que tudo volte ao normal o mais rápido possível — até porque só quem perde com isso é a Vivo, já que algumas das suas concorrentes (Claro e Porto Seguro Conecta) já oferecem o Ligações Wi-Fi; a TIM, por sua vez, planeja suportar algo parecido com o serviço ainda em 2018.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Pressão russa está impedindo que o Telegram seja atualizado na App Store do mundo todo [atualizado 2x: versão 4.8.2]

Próx. Post

Bloomberg recapitula rumores de novidades para a WWDC e não espera anúncios de hardware [atualizado: ARKit 2.0]

Posts Relacionados