O melhor pedaço da Maçã.

Como ativar e para que serve o recurso Não Perturbe ao Dirigir

Usando o iPhone enquanto dirige

Não é novidade para ninguém que uma das principais causas de acidentes e mortalidade no trânsito, hoje, é o uso de celulares ao volante. Distrair-se da direção por um segundo que seja representa um risco gigantesco tanto para quem está conduzindo quanto para outras pessoas na via, ainda que muitos de nós não tenhamos noção disso quando pegamos o smartphone pra dar uma checada nas notificações ou coisa do tipo — e, temos que admitir, quem nunca fez isso ao menos uma vez na vida?

Publicidade

Para coibir esse tipo de comportamento, várias empresas têm apresentado recursos em seus smartphones para desincentivar o uso do smartphone ao volante. A Apple foi uma das pioneiras no quesito, trazendo como novidade do iOS 11 o chamado Não Perturbe ao Dirigir — uma variação do já conhecido modo Não Perturbe que, como o nome já diz, ativa-se quando o aparelho detecta que o usuário está dirigindo.

A ferramenta é utilíssima, especialmente para aqueles que têm maior dificuldade na sutil arte do autocontrole e acabam pegando o iPhone no volante de um jeito ou de outro. Mas você sabe como ela funciona e como ativá-la? A seguir, nós mostramos o caminho.

O que é

Primeiramente, esclareçamos qual o comportamento do iPhone quando o Não Perturbe ao Dirigir é ativado. Basicamente, temos aqui uma extensão do modo Não Perturbe “tradicional”: o aparelho entra em Modo Silencioso e a tela fica escura, sem acender ou apitar com notificações (alguns alertas específicos, como cronômetros, alarmes ou avisos de emergência, ainda são exibidos).

Publicidade

Ligações também passam despercebidas, a não ser dos seus contatos favoritos, se a pessoa ligar duas vezes seguidas ou se o iPhone estiver conectado ao sistema de som do carro por Bluetooth (nesse caso, ele repassa a chamada para a central multimídia). Caso você esteja utilizando o app Mapas (da Apple) na navegação curva-a-curva — não no Brasil, obviamente —, o aparelho mostra o mapa e informa as instruções no sistema de som.

Em relação a mensagens (seja por SMS ou no iMessage), o comportamento é um pouco diferente. Mensagens comuns não geram notificações enquanto o modo está ativado e o remetente recebe uma resposta automática informando que você está dirigindo. Caso a mensagem contenha a palavra “urgente”, entretanto, ela é notificada — desta forma, você pode pedir que a Siri leia e responda o requerimento ou parar o carro para resolver o pepino em questão.

Como ativar

Ao atualizar para o iOS 11 ou ligar um iPhone que já venha de fábrica com o sistema (ou posteriores) pela primeira vez, o aparelho perceberá quando você está dirigindo e mostrará uma descrição do recurso quando você parar, perguntando se você deseja ativá-la. Essa é a forma mais fácil de ter o Não Perturbe ao Dirigir funcionando, mas você também pode ligá-lo manualmente indo em Ajustes » Não Perturbe.

Screenshot do iOS 11 beta
Configuração completa do recurso “Não Perturbe ao Dirigir”. (Imagens: Ivan Wilhelm)

Lá, é possível ajustar o funcionamento do recurso, escolhendo se ele será ativado automaticamente (ou seja, quando o iPhone perceber que está num carro — lembrando que o iPhone 5s não é compatível com a opção), quando conectado ao sistema viva-voz do carro via Bluetooth ou manualmente.

Publicidade

Caso você opte pela última opção, é uma boa ideia adicionar um ícone do Não Perturbe ao Dirigir à Central de Controle, para fácil acesso; para isso, basta acessar os Ajustes » Central de Controle » Personalizar Controles e tocar no “+” ao lado da opção correspondente.

·   •   ·

Dicas úteis, não? Só lembrando que, ainda que o Não Perturbe ao Dirigir esteja ativo, só depende de você não utilizar o celular ao volante — afinal, de todo modo é possível clicar na opção “Não Estou Dirigindo” para desbloqueá-lo. Portanto, consciência sempre! 🚙

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple contrata importante engenheira da Waymo para sua empreitada com carros autônomos

Próx. Post

Tópicos do MM Fórum: instalação do macOS Mojave, RAID 0 com SSD, case/película para iPhone X e mais!

Posts Relacionados