O melhor pedaço da Maçã.
Modem da MediaTek

Adeus, Qualcomm? Apple poderá ter nova fornecedora para modems 5G dos futuros iPhones

O imbróglio entre Apple e Qualcomm já foi responsável por reduzir a participação da empresa de San Diego na cadeia de fornecedores da Maçã. Nesse ínterim, a Intel deverá produzir aproximadamente 70% dos modems que irão equipar os iPhones deste ano e, ao que tudo indica, a gigante de Cupertino está inclinada a se distanciar ainda mais dessa relação.

Publicidade

De acordo com o DigiTimes (uma fonte para lá de polêmica, mas que de vez em quando acerta), a Apple está pensando em trabalhar com a MediaTek, uma fabricante de chips taiwanesa, para a produção dos modems dos futuros iPhones. Por enquanto, porém, não há registros de nenhuma negociação.

Ao mesmo tempo que a Maçã está inclinada a adicionar a MediaTek à lista de fornecedores, o site informou que a Maçã também está considerando alternativas à empresa de Taiwan para reduzir a dependência da Qualcomm.

A Apple não tomaria uma decisão final até que as duas empresas — se de fato estivessem em negociações sobre o fornecimento de modems — pudessem chegar a um consenso sobre vários aspectos, incluindo a viabilidade do produto, o desenvolvimento de tecnologia e esforços colaborativos.

Enquanto isso, a taiwanesa parece estar se preparando para apresentar uma proposta de produção dos modems dos vindouros iPhones. Recentemente, a MediaTek lançou o novo chip Helio M70, com suporte à tecnologia 5G, e afirmou ter o apresentado seis meses antes do previsto — com o objetivo de receber pedidos da Apple.

Publicidade

No entanto, é improvável que a Apple adote essa nova tecnologia neste ou no próximo ano. Na realidade, as operadoras dos EUA ainda vão dar início aos primeiros serviços com o 5G apenas em meados de 2019 — e é provável que leve um tempo até que a cobertura da nova rede móvel esteja disponível para um grande número de usuários.

O fato é que, como bem apontaram alguns analistas, uma nova fornecedora de modems poderia atrapalhar bastante, também, a relação com a Intel (que poderia sair como a grande vencedora dessa história, mas parece não ter agarrado a oportunidade).

Enquanto não sabemos se a MediaTek será fornecedora da Apple para modems, o DigiTimes também informou que a empresa poderá entrar no fornecimento de chips Wi-Fi para o HomePod. De acordo com o 9to5Mac, essa é uma tática comum da Apple para testar novos fornecedores, incluindo-os primeiro em produtos de pequena escala antes de fazer um pedido para produção de dispositivos com maior circulação, como os iPhones.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple divulgará seus resultados financeiros do terceiro trimestre fiscal de 2018 no dia 31 de julho

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: PDF Reader Pro, Evoland, Beyond Space Remastered e mais!

Posts Relacionados