Adeus, Qualcomm? Apple poderá ter nova fornecedora para modems 5G dos futuros iPhones

O imbróglio entre Apple e Qualcomm já foi responsável por reduzir a participação da empresa de San Diego na cadeia de fornecedores da Maçã. Nesse ínterim, a Intel deverá produzir aproximadamente 70% dos modems que irão equipar os iPhones deste ano e, ao que tudo indica, a gigante de Cupertino está inclinada a se distanciar ainda mais dessa relação.

De acordo com o DigiTimes (uma fonte para lá de polêmica, mas que de vez em quando acerta), a Apple está pensando em trabalhar com a MediaTek, uma fabricante de chips taiwanesa, para a produção dos modems dos futuros iPhones. Por enquanto, porém, não há registros de nenhuma negociação.

Ao mesmo tempo que a Maçã está inclinada a adicionar a MediaTek à lista de fornecedores, o site informou que a Maçã também está considerando alternativas à empresa de Taiwan para reduzir a dependência da Qualcomm.

A Apple não tomaria uma decisão final até que as duas empresas — se de fato estivessem em negociações sobre o fornecimento de modems — pudessem chegar a um consenso sobre vários aspectos, incluindo a viabilidade do produto, o desenvolvimento de tecnologia e esforços colaborativos.

Enquanto isso, a taiwanesa parece estar se preparando para apresentar uma proposta de produção dos modems dos vindouros iPhones. Recentemente, a MediaTek lançou o novo chip Helio M70, com suporte à tecnologia 5G, e afirmou ter o apresentado seis meses antes do previsto — com o objetivo de receber pedidos da Apple.

No entanto, é improvável que a Apple adote essa nova tecnologia neste ou no próximo ano. Na realidade, as operadoras dos EUA ainda vão dar início aos primeiros serviços com o 5G apenas em meados de 2019 — e é provável que leve um tempo até que a cobertura da nova rede móvel esteja disponível para um grande número de usuários.

O fato é que, como bem apontaram alguns analistas, uma nova fornecedora de modems poderia atrapalhar bastante, também, a relação com a Intel (que poderia sair como a grande vencedora dessa história, mas parece não ter agarrado a oportunidade).

Enquanto não sabemos se a MediaTek será fornecedora da Apple para modems, o DigiTimes também informou que a empresa poderá entrar no fornecimento de chips Wi-Fi para o HomePod. De acordo com o 9to5Mac, essa é uma tática comum da Apple para testar novos fornecedores, incluindo-os primeiro em produtos de pequena escala antes de fazer um pedido para produção de dispositivos com maior circulação, como os iPhones.

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes