Daqui a quatro dias, em 10 de julho de 2018, a App Store completará dez anos de existência. É uma história de absoluto sucesso, a julgarmos pelos 500 apps presentes na loja na época da sua inauguração e que se multiplicaram de tal forma que temos, hoje, 2,1 milhões de títulos disponíveis a um toque de distância.
Para marcar essa data importantíssima para o mundo da tecnologia, a firma de análise App Annie publicou um interessante apanhado sobre os principais hits da App Store de 2010 (o ano em que a firma começou a levantar os dados) até hoje.
A pesquisa começa com um comparativo interessante dos apps (excluindo jogos) mais populares em 2010 e 2018, tanto em downloads como em gastos dos usuários. Importante notar, aqui, a mudança das tendências: enquanto em 2010 tínhamos um foco importante em produtividade, hoje o interesse dos consumidores está quase totalmente nos aplicativos sociais ou dedicados ao entretenimento.
Nesse sentido, é interessante notar também a presença crescente de apps focados quase totalmente no mercado chinês: o app mais baixado do mundo hoje, o Tik Tok, é uma rede social asiática que quase não tem penetração no mundo ocidental.
Podemos notar também quais são os apps e jogos mais baixados de todos os tempos, bem como aqueles em que os consumidores mais gastaram nesses oito anos de dados:
Outro levantamento interessante: os jogos representam apenas 31% dos downloads de apps como um todo, mas geram 75% da receita. O gráfico abaixo faz essa distinção dividindo o mundo em três áreas — Américas, EMEA (referente à Europa, à África e ao Oriente Médio) e APAC (referente ao restante da Ásia e à Oceania).
A App Annie listou também os dez principais mercados da App Store, tanto em downloads como em gasto dos consumidores. Nós não estamos em nenhuma das duas listas — alguém se arrisca a dizer o porquê?
O levantamento completo da firma pode ser acessado nesse link. Quanto à App Store, em si, que venham mais dez anos de muito sucesso!
via 9to5Mac