O melhor pedaço da Maçã.
Bandeira de Taiwan

Código de censura da Apple fazia alguns iPhones travarem

Você pode não saber, mas a Apple — com a ajuda de Patrick Wardle (ex-funcionário da NSA e um proeminente hacker do mundo Apple que fundou a Digita Security) — corrigiu mais um bug no iOS relacionado a um emoji que simplesmente trava aplicativos alheios. A correção veio no iOS 11.4.1, mas a história por trás do problema em si é para lá de curiosa/polêmica e, por isso, merece ser compartilhada.

Publicidade

Conforme contou a WIRED, uma amiga de Wardle disse que a China estava hackeando o seu iPhone e que precisava da ajuda dele. Quando se encontraram, essa amiga mostrou que, ao selecionar a bandeira de Taiwan no teclado de emoji do iOS, o aplicativo utilizado em questão simplesmente fechada/travava. Ou seja, se alguém enviasse a bandeira para o telefone dela, basicamente lhe causava um transtorno.

Wardle investigou o caso e, como disse acima, ajudou a corrigir o problema na última versão do iOS. O curioso é que, como você pode imaginar, a questão não girava em torno da China querendo invadir o telefone da amiga dele, mas sim um bug causado por uma censura incluída nos aparelhos da Maçã a fim de agradar/obedecer um pedido do governo chinês: resumidamente, a Apple incluiu códigos no iOS para que iPhones com a localização ajustada para a China não mostrem o emoji da bandeira de Taiwan — e, como você pode imaginar, havia um bug nesse código.

Bug do emoji da bandeira de Taiwan
GIF via Ars Technica

Em alguns casos extremos, em vez de tratar o emoji como “desaparecido” da biblioteca do aparelho, o sistema operacional considerava-o uma entrada inválida, fazendo com que os dispositivos simplesmente parassem de funcionar (o que hackers chamam de ataque de negação de serviço). Segundo Wardle, o bug tem a ver com a localização do telefone e as configurações de idioma. “De alguma forma, o telefone ficou confuso sobre qual região ou local deveria estar.”

Publicidade

Na página onde descreve os problemas de segurança corrigidos no iOS 11.4.1, a Apple simplesmente descreve tudo como “um problema de negação de serviço solucionado com o manuseio de memória aprimorada” — não há nenhuma menção à censura da bandeira, é claro.

Essa censura está presente no iOS desde 2017. Mudando a região para a China, o emoji simplesmente desaparece; caso alguém lhe envie a bandeira, você recebe basicamente um emoji ausente. Por que isso? Bem, o governo chinês diz que Taiwan é parte da China e que, por isso, não tem um governo independente legítimo.

Publicidade

Quando Apple primeiramente expandiu as bandeiras de emojis no iOS (2015), a bandeira de Taiwan não foi incluída. A Apple adicionou as bandeira restante de países no iOS 9.0 (44 deles), exceto a de Taiwan nas betas. Taiwan foi incluída na versão final do iOS 9.0, mas possivelmente não na China blog.emojipedia.org/ios-9-emoji-changelog/


O teclado de emoji do iOS não mostra a bandeira de Taiwan 🇹🇼 de nenhuma forma se a região estiver ajustada para a China. O caractere é apresentado como ausente (☒) quando visto em sites ou em mensagens em um iPhone chinês emojipedia.org/flag-for-taiwan/

Tal atitude da Apple não é a primeira a fim de satisfazer as vontades do governo chinês. Como já informamos, a empresa recentemente migrou todos os dados de usuários chineses do iCloud para o país por conta de uma decisão do governo local; por lá, a Apple também removeu aplicativos de VPN da App Store (igualmente por conta de uma política local).

Por que essa discussão toda é importante?

Bem, como a própria WIRED falou, o bug em si não foi nenhuma ameaça a segurança. Na verdade, não ficou claro nem se isso afetou um número significativo de dispositivos iOS. O problema, aqui, é sabermos que existe um código colocado no iOS com o intuito de censurar algo a fim de satisfazer a vontade de um governo específico.

Em 2016, por exemplo, acompanhamos uma grande batalha da Apple contra o FBI na qual a Maçã assumiu uma posição forte em relação à privacidade de usuários, se opondo às exigências do seu próprio governo. Na época, a Apple basicamente “bateu na mesa” e disse que não ajudaria o governo americano a espiar usuários de iPhones; por outro lado, a China pediu, e a Apple criou uma censura nos seus dispositivos e não fez questão nenhuma de comentar isso — o que Wardle descreve como uma atitute totalmente hipócrita.

De fato, não há muito com o que discordar dele…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Software de desenho vetorial Affinity Designer ganha versão para iPad

Próx. Post

Conheça o Classicbot e suas as miniaturas inspiradas no Macintosh

Posts Relacionados